Novas instalações do Sim ficam na Avenida Icaraí, número 40 | Foto: Samuel Silveira / OA

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 14, a inauguração das novas instalações do Serviços Integrados Para Mulher (Sim). O local prestará assistência de saúde exclusivamente ao público feminino. O projeto, resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Coordenadoria Municipal da Mulher e Gabinete da Primeira Dama, teve sua inauguração oficial na manhã de hoje e contou com as presenças da comunidade, secretárias do município, funcionários e médicos que compõem a equipe do Sim.

No Sim, serão realizadas consultas médicas ginecológicas, de enfermagem, ginástica para gestantes e pessoas da melhor idade, palestras educativas e atendimento à mulher em situação de violência. No local, também será possível fazer o pré-natal de baixo risco, encaminhamento para consultas especializadas (neste caso, incluem-se o atendimento à gestação de alto risco e a execução de ligadura tubária) e consulta com nutricionista.

A primeira dama Rejane Brum destacou a importância do Sim para comunidade alvoradense e afirmou que da mesma forma que o planejamento familiar desenvolvido pela rede publica de saude da cidade serve de exemplo para outros municípios o SIM servirá como referencia do trabalho realizado em Alvorada pela saúde da mulher. Para ela o projeto vai além do atendimento médico e “visa à auto-estima e o conhecimento do corpo em todas as fases da vida da mulher”, completou.

A primeira dama de Santo Antonio da Patrulha, Aglaé Regina, esteve presente no evento e destacou a importância da preocupação do municio com a saúde de suas mulheres.

Além das consultas médicas, de pré-natal e psicológicas mulheres que sofreram algum tipo de violência domestica poderão buscar no Sim auxilio jurídico. O atendimento do novo espaço para saúde da mulher inicia na próxima terça-feira, dia 18, todos os dias, exceto sábados e domingos, das 7h às12 e das 13h às 17. Plantões especiais para gestantes acontecem duas vezes por semana, segundas e quartas, das 17h às 20h.

Secretaria Neuza Abruzzi apresentou a comunidade a equipe do Sim | Foto: Samuel Silveira / OA
Secretaria Neuza Abruzzi apresentou a comunidade a equipe do Sim | Foto: Samuel Silveira / OA

Fonte: O Alvoradense