Após a divulgação dos índices de criminalidade de 2012 pela Secretaria de Segurança Pública, o secretário Airton Michels prometeu que em abril estarão na ruas mais 2,5 mil policiais militares (PM’s).
O anúncio é uma resposta ao balanço que apontou uma alta generalizada nos indicadores de violência em todo o Rio Grande do Sul.
Os PM’s estão em processo de formação. Segundo o tenente-coronel Júlio César Rocha Lopes, do 24º Batalhão da Polícia Militar de Alvorada, pelo menos 30 soldados devem ser encaminhados para Alvorada.
O remanejo de policiais do interior também deve permanecer. Desde junho mais de 60 agentes estão na cidade. Apesar de ser considerado positivo pelo governo, a força-tarefa não apresentou grande variação nos indicadores de violência na cidade.
O índice de furtos, por exemplo, subiu de julho à novembro, apresentando queda apenas no último mês do ano. Os casos de estelionato também apresentaram alta, oscilando mês a mês, mas sempre subindo a números maiores trinta dias depois.
Apesar do aumento nestes itens, homicídios, roubos e furtos tiveram redução a partir de julho.
Outro ponto comemorado pela polícia foi o índice de resolução de crimes. Segundo a Polícia Civil, 68% dos casos foram elucidados no primeiro trimestre de 2012.
Fonte: O Alvoradense