Segue ação policial contra “golpe dos nudes”

Alvorada novamente é alvo de mandados de prisão e busca e apreensão

Foto: Polícia Civil / Divulgação / OA

Foi deflagrada nesta terça-feira (22) a 2ª fase da Operação X-Con com o cumprimento de 42 ordens judiciais entre mandados de busca e apreensão e de prisão em Alvorada, Esteio, Gravataí, Itaqui, Montenegro, Osório, Porto Alegre, São Borja, São Leopoldo e Torres. A operação visou o combate aos crimes de Extorsão e Associação Criminosa, praticados pelos investigados com o conhecido “Golpe dos Nudes”.

A ação foi realizada por policiais da Delegacia de Polícia de Esteio, coordenados pela delegada Luciane Bertoletti, dá continuidade à investigação anterior, que identificou o golpe, que consiste em um primeiro contato ou por uma rede social ou por aplicativo de mensagens, onde uma pessoa jovem e bonita instiga a vítima a trocar mensagens e fotos íntimas. Na sequência, outra pessoa se apresenta como pai da jovem, dizendo que a filha é menor de idade e a vítima cometeu crime de pedofilia.

Para não denunciar, o suposto pai exige depósitos em dinheiro, que se repetem para o “tratamento psicológico da jovem”, além de exigir dinheiro para reparo de prejuízos materiais.

É bastante comum também, nesses casos, a presença de uma outra pessoa, que se apresenta como policial, muitas vezes com fotos e nomes reais retirados das redes sociais, dizendo que está sendo registrada uma ocorrência, e que será expedido mandado de prisão contra a vítima, a deixando desesperada e fazendo com que deposite mais dinheiro aos golpistas. Caso as ameaças não derem certo, acabam ameaçando a expor as fotos intimas para a família e em redes sociais.

A investigação iniciou em setembro de 2021, identificando diversos indivíduos , vinculados a detentos ou ex presidiários, porém associados a pequenos núcleos, diferentemente do que ocorreu na primeira fase deflagrada em setembro de 2021 onde foram cumpridas 113 cautelares.

Denúncias anônimas

Linha direta (51) 3425 9063

E-mail www.pc.rs.gov.br

WhatsApp (51) 9 8459 0259