Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini / Arquivo / OA

Com a chegada gradual de novos lotes de vacina contra a Covid-19, o cronograma de imunização é feito a cada início de semana.

Na segunda-feira (31) Alvorada recebeu as vacinas a Pfizer e nesta terça (01) iniciou a aplicação em gestantes e puérperas (que tiveram bebê em até 45 dias) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A secretária da Saúde, Neusa Abruzzi, salienta que, seguindo protocolo do Ministério da Saúde, é necessário que estas pacientes apresentem uma prescrição compartilhada, em que há acordo da necessidade da imunização entre médico e paciente.

Grupos concluídos

Abruzzi também lembrou que o município concluiu ou está para concluir a aplicação das doses em outros grupos, entre eles, o das pessoas em situação de rua, pessoas privadas de liberdade (prisão domiciliar), funcionários do sistema penal, força de segurança, trabalhadores de transporte aéreo, limpeza urbana e concluindo transporte coletivo… E segue aguardando os que ainda não colocaram em dia a 2ª dose, e as pessoas com comorbidades e com deficiência permanente.

Quanto ao retorno da vacinação por idade, a expectativa é que Alvorada receba a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Secretaria Estadual da Saúde em breve. A partir daí estará autorizada a imunizar abaixo de 60 anos, sem comorbidades.

Assim, na quarta-feira (02) serão imunizados professores de 5º, 6º e 7º ano das redes municipal e estadual, seguem as gestantes e puérperas, trabalhadores da limpeza urbana e assistência social.

E finalmente, na quinta-feira (03), das 8 às 12h, pessoas nascidas em 1961 e 1962.

Na sexta (04) retornam os professores, desta vez de 8º e 9º anos e EJA, as gestantes e puérperas, transporte escolar, taxistas e demais trabalhadores da VAL e SOUL.

- PUBLICIDADE -