frioA poderosa massa de ar frio esperada desde a semana passada começou a ingressar no domingo no Rio Grande do Sul. Em Alvorada os termômetros não passaram dos 12°C no final de semana.

• FOTOS: Veja as imagens do amanhecer

O frio dos últimos dias, no entanto, não deve servir de comparação para esta semana. O fenômeno que está sob o Estado é considerado raro e deve trazer recordes de temperaturas baixas em todas as regiões.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura deve chegar a 0°C entre terça e quarta-feira na cidade. As manhãs devem registrar geada em Alvorada em praticamente todos dias da semana. Quando o pico do fenômeno atingir a região, entre terça e quinta-feira, a temperatura não deve ultrapassar os 10°C.

A MetSul Meteorologia prevê grande quantidade de neve nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As projeções, contudo, não descartam a incidência do fenômeno em regiões de baixa altitude, como o caso de Porto Alegre e Região Metropolitana, apesar da raridade do fenômeno.

Durante a madrugada desta segunda-feira já foram registrados os primeiros flocos de neve do ano. Há relatos de neve granular em Erechim, Frederico Westphalen e Horizontina, no Norte do Estado. Também há registros de neve em flocos em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, e em São Joaquim (SC)

Apesar do frio no início da manhã, mínimas do dia serão registradas durante à noite | Foto: Jonathas Costa/OA
Apesar do frio no início da manhã, mínimas do dia serão registradas durante à noite | Foto: Jonathas Costa/OA

Fonte: O Alvoradense