Semanalmente acontecem ações de limpeza em ruas e espaços públicos

Ainda assim cresce o número de pontos de descarte irregular de lixo e foco de mosquitos

504
Foto: Divulgação / OA

Dentre as ações de combate ao mosquito que transmite a Dengue, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu) vem realizando semanalmente ações de limpeza e manutenção das ruas e outros espaços públicos. Durante esta semana, o foco são espaços localizados no bairro Americana

A Semsu é responsável pelo aterro sanitário, recolhimento de lixo, coletas seletiva e orgânica, limpeza da cidade, iluminação pública, praças e prédios públicos, além do cemitério municipal, e atende através do número 3044.8676, pelo e-mail gabinete-semsu@alvorada.rs.gov.br e ainda na rua Maris e Barros, 322, bairro Americana.

Câmara

Convidado pelos vereadores alvoradenses, durante a sessão da Câmara Municipal na terça-feira (03) o secretário da Semsu, José Luís Correa, falou sobre o trabalho da Secretaria, especialmente sobre a troca de lâmpadas e limpeza de terrenos e áreas públicas. Salientou o alto custo da limpeza das áreas, com uso de retroescavadeiras e caminhões e que os trabalhos têm sido realizados por bairros, a fim de reduzir as despesas. Neste sentido, falou do comprometimento da comunidade para a redução de áreas de descarte, que devem denunciar irregularidades, além de evitar a ação.

Relacionado à iluminação pública, principal motivo da convocação para estar na Câmara, o secretário informou que há um projeto para troca de lâmpadas para led, em até cinco anos, em uma média de dois mil pontos ao ano. “E sem deixar qualquer dívida”, concluiu ele.

A resposta não agradou a maioria dos vereadores, que cobram a troca imediata de mais de três mil lâmpadas que se encontram queimadas em diversos pontos da cidade. Na semana anterior, em 26 de abril, foi aprovada na Câmara a contratação de novas equipes de eletricistas.