Serão 10 dias de Conciliação em julho

Vítimas das enchentes terão oportunidade de solucionar conflitos

Foto: iStock / Arquivo / OA

O Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), através dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) está promovendo 10 dias de Conciliação, que acontecem de 1º a 10 de julho. No município, é possível agendar com o Cejusc, no Fórum de Alvorada, rua Contabilista Vitor Brum, junto à Praça Central João Goulart. O horário de atendimento é das 12h às 19h.

A intenção é oferecer aos cidadãos e empresas envolvidas em conflitos, a oportunidade de ampliar suas possibilidades de entendimento através desta ferramenta que o Judiciário oferece, que é a Conciliação, inclusive para as vítimas das cheias de maio.

Trata-se de um ambiente acolhedor, em que o privilégio da palavra é dos participantes que são auxiliados por conciliadores Judiciais com o objetivo de encontrar uma solução justa e satisfatória para todos os envolvidos, fortalecendo e valorizando a capacidade das pessoas em resolver seus conflitos.

Serão atendidos pré-processos, ou seja, aqueles que ainda não ingressaram com pedido no PJRS.  O agendamento será encaminhado pelo site do TJRS, podendo o período de atendimento se estender além de 10 de julho, conforme a necessidade.

As sessões serão virtuais ou presenciais, a critério dos Cejuscs e conforme a disponibilidade dos conciliadores e mediadores, ocorrendo, inclusive, no final de semana.