O que despertou na candidata o desejo em ser eleita conselheira tutelar? (Pergunta a ser respondida em 140 caracteres.)

Buscar mudanças para uma sociedade na qual cenas de violência contra crianças e adolescentes se tornaram rotineiras.

Qual o verdadeiro papel do conselheiro tutelar?

Zelar para com que a criança e o adolescente tenham preservados seus direitos em relação ao modo de vida que levam. Nos casos específicos de Alvorada, onde se procura a cada ano investir mais em educação, a estruturação familiar também deve ser um compromisso e um dever a ser trabalhado por parte do Conselho Tutelar.

De que forma a candidata vê a questão da garantia de direitos permitindo que a família eduque?

Os direitos da criança e do adolescente não influenciam negativamente em nada o papel educacional dos pais em relação aos seus filhos, pois os mesmos têm preservada a opção de serem gestores fraternos daqueles que um dia serão para eles mesmos, ou seja, eles os pais e a família reflexo desta gestão.

De que forma a candidata vê a lei da palmada?

A lei da palmada é de suma importância, pois educar sem violência é possível. Muitos pais usam a palmada como ultima estratégia para resolver pequenos problemas, porém, isso é cultural, aprendemos com nossos pais que um tapa não faz mal, mas quando essa estratégia é usada, normalmente o adulto já está com raiva da situação, e, então, como vamos mensurar a intensidade ou força do tapa, o que leva muitas vezes ao espancamento? Além disso, possivelmente quando essas crianças se tornarem adultas, associarão que os conflitos devem ser resolvidos com atos de violência. Não existe uma formula mágica para se criar um filho, mas não é com violência que o ensinaremos a se relacionar com o outro. Cabe aos pais, através de bons exemplos, ensiná-los o que é certo, impondo limites e regras, mas sem violência.

Para você o que é a Proteção Integral?

A proteção integral é um grande avanço, pois as crianças e adolescentes passaram a ser tratados como sujeitos de direitos, os quais devem ser respeitados como indivíduos em desenvolvimento, ou seja, isso exige da sociedade e do Poder Público que coloquem crianças e adolescentes como prioridade nas suas ações.
Agindo assim, crianças e adolescentes terão seus direitos defendidos. Sempre que família, sociedade ou até mesmo Estado violar os direitos, algumas medidas de proteção deverão para tanto ser observadas, já que a proteção integral lhes garante defesa ampla.

Fonte: O Alvoradense