Stela planeja fazer um grande programa de pavimentação em Alvorada

Candidata busca o terceiro mandato na cidade

744
Foto: Tiago Silveira / ALRS / OA

A quinta entrevistada da série que o jornal O Alvoradense está realizando nesta semana que antecede as eleições municipais, é a candidata Stela Farias, do PT.

Na manhã desta quarta-feira (11) ela respondeu às perguntas formuladas pela jornalista Mariú M. Delanhese.

Proposta prioritária

A candidata pretende promover um grande programa de revitalização da pavimentação da cidade e da manutenção das vias da cidade. Segundo a candidata é necessário fazer toda uma nova manutenção e avançar para as áreas da cidade que têm chão batido e valas abertas. “Nós precisamos melhorar fortemente a estrutura da cidade, e essa vai ser uma das nossa obsessões, buscar fazer um grande programa de novas pavimentações em Alvorada”.

Captação de recursos

A candidata pretende ter um departamento de captação de recursos, para buscar esses recursos junto ao governo federal, através de emendas parlamentares ou até de recursos internacionais. “Cidades como a nossa, que são tão carentes, são passiveis de captar recursos até fora do pais, e nós vamos estar aptos a buscar esses recursos”.

Relação com a Câmara de Vereadores

Stela destacou o fato de ter vindo da Câmara de Vereadores para ter uma relação respeitosa e republicana com o legislativo. E acredita que é necessário buscar ter uma relação séria com todos os vereadores independente do parte e da coligação, para buscar aprovar os projetos necessários.

Funcionalismo público

A candidata diz respeitar muito os servidores públicos, e destaca que eles são necessários para oferecer um bom serviço para a população. Stela também lembrou ter passado por uma greve dos servidores ainda no primeiro ano de mandato. “Depois dessa passagem, assim que botamos os salários em dia nós nunca mais tivemos problemas com os servidores. Nós queremos um serviço público de qualidade, com servidores autônomos, respeitados e valorizados”.

Pandemia

A candidata planeja acompanhar de perto a criação da nova vacina e garantir assim que possível a vacina, além de abrir processos seletivos para garantir um maior número de médicos na saúde básica. “Nós queremos dividir a cidade em quatro quadrantes, tendo uma unidade básica com atendimento até as 22h e com uma farmacinha em cada quadrante”.

Desenvolvimento Econômico

A candidata ainda destaca que o enfrentamento da pandemia também deve acontecer na área do desenvolvimento econômico, com um grande programa de geração de renda, usando as escolas municipais e o instituto federal para gerar empregos, além da criação de uma escola de negócios com auxilio do SEBRAE e a distribuição de micro crédito para pequenos empreendedores. A candidata ainda propõe a criação de uma moeda local, um dinheiro que só poderia ser usado na cidade, que poderia ser paga como parte do salário de servidores.

Educação

Stela propões buscar junto com a comunidade escolar, seguindo as determinações dos órgãos estaduais, para produzir alternativas responsáveis para a educação. “Nós não temos formula pronta, isso vai ter que ser construído no decorrer do processo, eu estou segura que vamos construir a melhor alternativa possível para superar isso”. A candidata ainda destaca a necessidade de se devolver a comunidade escolar a autonomia de escolher a direção das escolas, mas que todo esse processo será construído de forma legal e democrática.

Ela ainda planeja ampliar as vagas da educação infantil, para garantir possibilidade de que as mães possam buscar emprego e bagas para a educação de jovens e adultos, para combater a evasão escolar e impedir que jovens que saiam da escola tenham contato coma criminalidade e criar um comitê de combate a evasão escolar, com auxilio de toda a sociedade municipal.