Vacina dura enquanto durarem os estoques nos postos da cidade | Foto: CSS / Divulgação / OA

As unidades de saúde de Alvorada prosseguem com a vacinação contra a gripe em todos os postos da cidade agora estendida á população em geral até que os estoques da vacina estejam terminados. Até o momento, cerca de 79% da meta de 54.800 imunizações de pessoas de dos grupos prioritários foram efetuadas . A imunização pode ser feita das 08h às 12h e das 13h às 16h em todas as UBSs da cidade que ainda possuem estoque de vacina.
O grupo prioritário de vacinação este ano é constituído por crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; mulheres com até 45 dias de parto, população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais. Estes são os públicos mais vulneráveis a desenvolver a forma grave da doença.

A gripe é uma doença respiratória infecciosa, causada por vírus, que pode gerar complicações graves e até levar a óbito, se não for tratada a tempo e adequadamente. O contágio é transmitido por secreções das vias respiratórias. Além de ser transportado pelo ar, quando a pessoa infectada fala, tosse ou espirra, o vírus pode também se instalar nas superfícies dos ambientes.

Portanto, para se prevenir, é importante lavar ou higienizar as mãos com álcool gel frequentemente e evitar o contato das mãos com a boca, os olhos e o nariz, principalmente em locais de grande circulação de pessoas. Outra recomendação é usar sempre um lenço ao espirrar ou tossir.

Fonte: O Alvoradense