O estágio é um processo de aprendizagem indispensável a um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira, pois ele gera oportunidade de assimilar a teoria e a prática, conhecer a realidade diária da profissão escolhida.

Sabemos que o aprendizado é muito mais eficaz quando é adquirido por meio da experiência, pois o que fazemos diariamente e com freqüência é absorvido com muito mais eficácia.
Aos que já estagiaram, são indiscutíveis os benefícios e vantagens deste experimento. As aulas em sala de aula ensinam conceitos e teorias que são necessárias aos futuros profissionais, e a vivência do trabalho permite assimilar vários elementos que foram ensinados teoricamente.

E, para quem estava tendo dificuldade em conseguir um estágio, as notícias são boas, pois as vagas de emprego para estagiários devem crescer quase 8% em 2012, conforme o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube).
Ainda segundo a organização, somente no início do ano, foram abertas mais de 200 mil oportunidades, um aumento de 5,5% em relação a 2011. De acordo com as empresas, o estagiário é mais motivado na hora de trabalhar, pois leva todo o ambiente de pesquisa e de renovação da fa-culdade para dentro da empresa.

O Nube conta com mais de 30 mil vagas, sendo 24 mil para superior e tecnólogo e seis mil para médio e técnico. O Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) tem estagiários em 97% dos municípios do RS, através de 105 unidades de atendimento distribuídas em 56 municípios gaúchos, localizadas estrategicamente nas principais cidades e regiões do estado, atendendo todo o Rio Grande do Sul.

O crescimento do número de vagas para estágios cresce muito no primeiro trimestre do ano, pois muitos estudantes se formam e são efetivados ou res-cindidos. No RS, na volta às aulas empresas têm 14% de oferta de vagas a estudantes, número maior que a média do ano.
Em tempos de mercado aquecido e de economia em alta, a oferta e a demanda por estágios também crescem. Conforme o Ciee-RS, que neste mês está ofere-cendo 3 mil vagas no estado, o incremento no número de vagas neste mês, em relação ao mesmo período do ano passado, deverá ser de 4%.

Já a Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) também percebe um aumento no número de vagas. A instituição tem mais de 300 vagas abertas em Porto Alegre e na Região Metropolitana. As oportunidades se destinam a alunos de Ensino Médio; técnicos em Administração e Eletrônica; e universitários de Administração, Educação Física, Fisioterapia e Pedagogia.

Administração emprega mais

De acordo com a Associação Brasileira de Estágios (Abres), a área de administração é uma das que mais oferecem vagas para estágio. Só para os primeiros três meses de 2012, existem 88 mil oportunidades em todo o país, o que representa 40% das vagas. Outros cursos com bastantes vagas no nível superior são Comunicação Social, Informática e Direito. Para o médio técnico, Administração, Eletrônica, Mecatrônica, Secretariado e Publicidade. Vale lembrar que para entrar no mercado de trabalho é necessário ter diferenciais, e um deles é realizar e aprender tudo o que for necessário durante o estágio.

Saiba mais

Confira as principais característica da Lei n.º 11.788, de 25 de setembro de 2008:

– Remuneração: uma bolsa auxílio.
– Contrato de no máximo dois anos.
– Carga horária: de 4 a 6 horas por dia. No período de provas, o estagiário pode cumprir só metade da jornada.
– Direitos: auxílio transporte e recesso de 30 dias.

Fonte: O Alvoradense / Fernanda Escouto