Alunos da escola Érico Veríssimo receberam a visita do judoca João Derly | Foto: Amanda Fernandes / OA

Cerca de 200 alunos do ensino médio da Escola Érico Verissimo assistiram, na manhã da última terça-feira, dia 19, à palestra do judoca João Derly. Atentos aos conselhos do atleta, os alunos dos terceiros anos da escola interagiram com Derly, que apresentou sua trajetória no esporte através de vídeos e fotos, além de destacar a importância da crença nos seus sonhos e do foco nos objetivos. De acordo com Derly, é apenas com muito suor e luta que se chega ao topo.

O atleta, que se aposentou dos tatames recentemente, esteve em Alvorada pela primeira vez para o bate-papo com os alunos do Érico. Durante a conversa, que durou cerca de uma hora, Derly falou das dificuldades de seu começo de carreira, das batalhas que enfrentou até a consagração no esporte e da importância de jamais desistir dos sonhos diante os obstáculos que podem surgir no caminho. Na ocasião, ele conversou com os jovens, posou para fotos com os alunos e falou sobre as dificuldades e alegrias da carreira no esporte.

Aposentado dos tatames desde o começo de junho, Derly, que foi aluno do Colegio Rio Branco, em Porto Alegre, tem dedicado seus dias livres para falar aos mais jovens sobre a importância de uma direção na vida. “O jovem anda tão machucado que precisa de um norte, um exemplo de que pode mudar sua história”, destacou. A palestra, que visa a incentivar a busca pelo esporte, já foi apresentada para milhares de jovens por todo país.

Do começo difícil ao pódio

O bicampeão mundial de Judô passou sua infância e juventude no Morro Santana, em Porto Alegre. Por recomendação médica, iniciou a prática do esporte para amenizar os sintomas da asma. Oriundo de projetos sociais, passou por muitas dificuldades, e hoje mostra aos alunos de escolas públicas pelo Estado e pelo País que só se vence na vida com muita fé, esperança e perseverança. “Minha vida foi de muito suor para chegar às conquistas”, lembra. A participação e o apoio de familiares e amigos também foram fundamentais para a trajetória do atleta. A família se esforçava para que ele pudesse se manter no esporte e o incentivava a manter o foco nos objetivos e a fé para chegar às conquistas.

“O homem é do tamanho dos seus sonhos”

Em sua mensagem final para os alunos, Derly citou o poeta português Fernando Pessoa e lembrou-os da importância de não se acovardar ou amedrontar diante das dificuldades. Ter confiança em si e no seu trabalho é, segundo ele, um dos segredos do sucesso. “Temos que saber transformar pequenos detalhes em energia. Ser oportunistas, no bom sentido da palavra, e tirar força de onde acreditamos ser cansaço.” Foi assim, aproveitando as oportunidades e tirando o melhor delas, que ele construiu uma carreira de sucesso. “Às vezes, o ouro não é apenas o resultado de uma competição, mas o resultado de uma prova, a conquista de um emprego”, afirma, quando fala da importância de jamais perder o foco nos objetivos. Para Derly, perguntar a si mesmo o que se quer da vida e até onde se deseja chegar é um dos exercícios que devem ser praticados para alcançar o sucesso, independentemente da área à qual a carreira é destinada. “O que vocês têm feito para mudar o rumo das suas vidas?” foi a pergunta que ele deixou no ar para que os jovens refletissem.

Alunos do Érico fizeram a festa com o judoca João Derly | Foto: Amanda Fernandes / OA

 

Fonte: Amanda Fernandes / O Alvoradense