Foto: Reprodução / OA

Grande parte dos alunos das escolas privadas de Alvorada se preparam para o início do ano letivo 2021 na próxima semana.

Colégio Êxito, Escola São Marcos e Escola Salvador Jesus Cristo estão programando a volta às aulas a partir de segunda-feira (22).

A exceção é a Escola Adventista, que vem promovendo o retorno gradativo de seus alunos desde 10 de fevereiro. O diretor Rodrigo Etgeton esclarece que, por enquanto, somente a Educação Infantil de maneira híbrida. “A experiência tem sido positiva, com a participação dos pais e da comunidade seguindo os protocolos de segurança”, conta o diretor. E completa informando que as outras séries estão no modelo remoto/on-line (ao vivo) para todas as matérias pela plataforma do Zoom.Nas redes sociais, a escola defende a importância das atividades presenciais, “por acreditar que o convívio com os colegas no ambiente escolar é muito importante para os estudantes. As interações presenciais entre os alunos incentivam e encorajam a enfrentarem sentimentos e situações que, muitas vezes, podem ficar mascaradas atrás de uma tela”, avaliam.

O que as escolas particulares apresentam em comum é o sistema de ensino que será utilizado, o chamado híbrido, que combina práticas de ensino presenciais e remotas, apoiadas pelo uso de ferramentas digitais.

Como será

Quem explica como isso vai funcionar é a diretora do Colégio Êxito, Laura de Andrade, cuja instituição passou por nova visita do Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE) municipal, que junto à Prefeitura de Alvorada e Vigilância Sanitária, autorizou o retorno presencial com o cumprimento de todos os protocolos de segurança.

Na segunda (22) serão recebidos os novos alunos e na terça (23), os veteranos. E para obedecer a legislação referente à pandemia, as turmas foram divididas em grupos A e B. Assim, o grupo A estará na escola, com aulas presenciais, na primeira e terceira semana do mês, enquanto o grupo B, na segunda e quarta semana. Essas mesmas aulas serão transmitidas ao vivo, aos grupos que estiverem em casa. Ou seja, todos os alunos tem acesso à mesma aula, seja presencial ou pelos aplicativo.

Na escola os alunos passam por aferição de temperatura, uso de álcool em gel, além das placas informativas e adesivos para respeitar os distanciamentos. O uso de máscaras é obrigatório para todos.

Para as aulas on-line, famílias e alunos receberão treinamento, assim como todos os funcionários para poderem atuar de maneira correta e segura nesta nova fase da educação de forma global.

“Sabemos que nossos desafios são grandes e ainda temos muito a qualificar, mas temos a certeza que os alunos matriculados na Êxito terão a melhor metodologia de trabalho para o momento que o mundo exige”, conclui a direção.