Pesquisa indica que Alvorada é a quarta cidade mais violenta para os jovens na Região Sul

A violência contra os jovens brasileiros aumentou nas últimas três décadas de acordo com o Mapa da Violência 2013: Homicídio e Juventude no Brasil, publicado nesta quinta-feira (18) pelo Centro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), com dados do Subsistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.

Os números mostram que Alvorada possui a maior taxa de homicídios do Rio Grande do Sul, com 56,5 de mortes a cada 100 mil habitantes. O índice representa a décima maior taxa de homicídios de toda a Região Sul. As nove primeiras colocações são ocupadas por municípios paranaenses. 

• Relembre: Homicídios crescem 52,8% em um ano em Alvorada

Quando se observa o número de mortes de jovens, a taxa de homicídios praticada em Alvorada é ainda mais alarmante. A pesquisa indica que a cada 100 mil pessoas entre 14 e 24 anos, 142,6 são assassinadas.

Alvorada é o único município gaúcho que ultrapassa a marca das 100 mortes por 100 mil jovens no Estado. O índice coloca a cidade entre as quatro mais violentas de toda a Região Sul e entre os 42 municípios brasileiros com maior taxa de homicídios entre a população desta faixa etária.

A taxa praticada na cidade indica que a cada 100 mortes, 45 são de jovens. O valor é muito maior do que outras capitais do país como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, e representa um aumento de 51,5% em relação à realidade da cidade em 2010.

 

Homicídios de jovens crescem 326,1% no Brasil
Alvorada segue uma tendência nacional. Entre 1980 e 2011, as mortes não naturais e violentas de jovens – como acidentes, homicídio ou suicídio – cresceram 207,9% em todo o país.

Se forem considerados só os homicídios, o aumento chega a 326,1%. Dos cerca de 34,5 milhões de pessoas entre 14 e 25 anos, em 2011, 73,2% morreram de forma violenta. Na década de 1980, o percentual era 52,9%.

“Hoje, com grande pesar, vemos que os motivos ainda existem e subsistem, apesar de reconhecer os avanços realizados em diversas áreas. Contudo, são avanços ainda insuficientes diante da magnitude do problema”, conclui o estudo.

O homicídio é a principal causa de mortes não naturais e violentas entre os jovens. A cada 100 mil jovens, 53,4 assassinados, em 2011. Os crimes foram praticados contra pessoas entre 14 e 25 anos. Os acidentes com algum tipo de meio de transporte, como carros ou motos, foram responsáveis por 27,7 mortes no mesmo ano.

Segundo o mapa, o aumento da violência entre pessoas dessa faixa etária demonstra a omissão da sociedade e do Poder Público em relação aos jovens, especialmente os que moram nos chamados polos de concentração de mortes, no interior de estados mais desenvolvidos; em zonas periféricas, de fronteira e de turismo predatório; em áreas com domínio territorial de quadrilhas, milícias ou de tráfico de drogas; e no arco do desmatamento na Amazônia.

Fonte: O Alvoradense/Com informações da Agência Brasil