Mais de 30 mil fieis participaram da Romaria de Nossa Senhora Aparecida

Ruas da zona Sul da cidade foram tomadas por milhares de fieis que realizaram procissão em homenagem a Nossa Senhora Aparecida | Foto: PASCOM/Divulgação/OA
Ruas da zona Sul da cidade foram tomadas por milhares de fieis que realizaram procissão em homenagem a Nossa Senhora Aparecida | Foto: Pascom/Divulgação/OA

Mais de 30 mil fieis participaram da 20ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida de Alvorada, na manhã do sábado (12).

• FOTOS: Veja imagens da procissão

Tradicional evento religioso da cidade, a procissão percorreu seis quilômetros, partindo da avenida Frederico Dihl até a Igreja Nossa Senhora Aparecida, na zona Sul.

As festividades pelo dia da padroeira do Brasil começaram ainda de madrugada. Muitos fieis saíram de casa se reuniram nas comunidades em pontos distintos da cidade. A caminhada silenciosa foi intercalada com momentos de oração e músicas católicas.

Por volta das 8h já era grande a concentração de pessoas no ponto de partida da romaria. Do início da avenida Frederico Dihl partiram as comunidades das cinco paróquias de Alvorada, que ao lado de milhares de outras pessoas, caminharam até o bairro Nossa Senhora Aparecida.

Foi grande também a presença de fieis da região Metropolitana. A cada ano o evento em Alvorada ganha corpo, cresce em número de público e chama a atenção das cidades vizinhas.

A caminhada foi embalada por rezas e acompanhada por pessoas de pés descalços, a cavalo, conduzindo motos, bicicletas e carrinhos de bebês.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida, que foi conduzida por quase quatro horas durante a romaria, foi doada, ainda neste ano, pelo Santuário Nacional de Aparecida.

O evento contou com a presença do novo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, que presidiu a Santa Missa realizada na Igreja Nossa Senhora Aparecida, pertencente à Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

Na Homilia, Dom Jaime ressaltou a necessidade de mais atenção às questões sociais, de saúde e segurança nas comunidades da região que “suplica, que pede vida”. Também, os jovens foram destacados. “A nossa gurizada é boa, a nossa gurizada sonha, trabalha, estuda. A nossa gurizada se ajuda”, disse.

Ao final da celebração, Dom Jaime abençoou a imagem de Nossa Senhora Aparecida e entregou uma rosa como símbolo “das preces, das súplicas, como ação de graças de todos, de todas as famílias, de todos os jovens, de todos os idosos, de todas as crianças”.

Os objetos de devoção conduzidos pelos fieis foram abençoados com água benta realizada pelos diáconos Gelásio e Antônio Cardoso.

Novo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler presidiu a Santa Missa realizada na Igreja Nossa Senhora Aparecida | Foto: Pascom/Divulgação/OA
Novo Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler presidiu a Santa Missa realizada na Igreja Nossa Senhora Aparecida | Foto: Pascom/Divulgação/OA

Fonte: O Alvoradense