Agora é pra valer. O primeiro shopping de Alvorada começará a sair do papel em breve. O anúncio do novo empreendimento, que pretende esquentar a economia local, foi feito na quinta-feira, dia 17, na Associação Comercial e Industrial (Acial).
O Praça Alvorada Center terá 80 mil me-tros quadrados, sendo 23 mil de área bruta locável (espaço destinado às lojas) e deverá ser inaugurado no segundo semestre de 2014. O empreendimento deverá gerar cerca de mil empregos diretos e 1,5 mil indiretos.
O projeto é uma parceria entre o grupo Pedra Branca e o paulista 5R Shoppings Centers, empresa que tem entre os sócios a família Rossi, controladora de uma das maiores incorporadoras do Brasil.
Para a primeira fase foram investidos R$ 140 milhões, e o objetivo é que as obras já comecem nos próximos meses. A previsão é de que o lançamento comercial do empreendimento deva ocorrer em setembro deste ano.
Durante coletiva de imprensa, o empresário Valdir Silveira, mais conhecido como Foguinho, comentou que o desejo de trazer um shopping para Alvorada acontece desde a vinda do hipermercado Big. Em 2006 foi realizada a primeira pesquisa mercadológica, ferramenta fundamental para empreendedores preocupados com a qualidade de seus serviços e que buscam maneiras de maximizar retornos e minimizar riscos de investimentos. Pesquisas deste modelo são hoje um dos instrumentos mais eficazes para a elaboração de um bom plano de ação, contribuindo para fidelização e prospecção de mercado.
Mudanças no projeto
O projeto apresentado na quinta-feira recebeu algumas modificações. O nome, por exemplo, era Shopping Arati. Questionado sobre as alterações, Foguinho argumentou que as mudanças eram necessárias. “A construtora 5R conseguiu idealizar o que eu queria e reformular a ideia de uma maneira positiva”, revelou o empresário.
Para o prefeito João Carlos Brum, a iniciativa motivará a população, pois essa investida deverá melhorar o nível de riqueza interno e a autoestima dos alvoradenses.
O Praça Alvorada Center terá 139 lojas, 6 salas de cinema, área de lazer infantil, praça de alimentação com três restaurantes e 21 operações de fast-food e estacionamento com 1,7 mil vagas.
Carlos Felipe Fulcher, da 5R, preferiu não adiantar as redes que terão filiais no empreendimento. Segundo informou, as inscrições para as lojas que querem estar no espaço ainda não começaram, porém, já se tem decidido que haverá lugar para os comerciantes locais.
De olho na Zona Norte da Capital
O novo shopping terá localização privilegiada, na divisa com Porto Alegre. Por isso mesmo, a proposta dos empresários é atender não somente a população local, como também os moradores da Zona Norte da Capital.
Para estar apto à grande demanda, estimada em 400 mil pessoas, será realizado um estudo de trânsito durante a construção do shopping. Segundo o prefeito, obras necessárias de mobilidade serão realizadas no local; no entanto, ainda não está definido quem deve arcar com os custos, se a prefeitura ou a constru-tora. “Vamos estudar uma maneira que fique bom para todos, só não podemos criar empeci-lhos que possam inviabilizar a obra”, ponderou o prefeito.
Fonte: Fernanda Escouto / OA