No ano em que o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) completa 50 anos, a 46ª Ciranda Cultural Gaúcha, realizada em Passo Fundo, 7ª Região Tradicionalista, recebeu o maior número de participantes dos últimos anos.
Na madrugada de domingo (22) cerca de 1.300 pessoas participavam do Fandango Oficial no CTG Lalau Miranda, quando o cerimonial formado por Airto Glademir Timm e Andressa Pagnusatt, anunciou Roberta Jacinto, do CTG Prenda Minha, de Bagé, como 1ª Prenda do Estado.
Prendas de todas as regiões do Rio Grande do Sul movimentaram a cidade desde quinta-feira (19). Ao todo, foram 73 candidatas inscritas nas categorias Mirim, Juvenil e Adulta, buscando o título máximo das prendas através das provas escrita, artística, oral, mostra folclórica ou arte tradicional, e relatório de atividades, conforme regulamento do MTG.
O evento sempre é realizado na região representante da 1ª Prenda do Estado. Assim, pela quarta vez, Passo Fundo foi sede e Bagé sediará pela primeira vez a Ciranda de Prendas em 2017. Resultados da 46ª Ciranda Cultural de Prendas:
Categoria Adulta:
1º Roberta Barbosa Rodrigues Jacinto, do CTG Prenda Minha, de Bagé;
2º Luíse Moraes, do CTG Piquete da Querência, de São José do Ouro e
3º Carolina Amaral Ehlert, do CTG Querência Crioula, de Giruá.
Categoria Juvenil:
1º Giovana Pertuzatti Rossato, do CTG Rodeio da Querência, de Frederico Westphalen;
2º Dayala Marina Ubessi Streit, do CTG Rancho dos Tropeiros, de Ibirubá e
3º Luana Rachel Wojciechowski, do CTG Os Legalistas, de Santo Ângelo.
Categoria Mirim:
1º Nicoly Cimento, do CTG Sentinelas do Pago, de Marau;
2º Ana Luísa Antoniolli, do CTG Retorno à Querência, de Nova Prata e
3º Isabella Nunes da Silva, do CTG Estância da Serra, de Osório.