O tradicional desfile de 20 de Setembro encerrou os Festejos Tradicionalistas de Alvorada no ano de 2016, depois de muita luta e muita união de todos os tradicionalistas pertencentes aos CTGs e Piquetes da nossa cidade para que o tradicionalismo tivesse seu momento de reverência aos usos e costumes do povo gaúcho.
O Acampamento Farroupilha foi organizado e montado na Praça Central João Goulart como vinha sendo feito nos anos anteriores, porém, neste ano a equipe organizadora juntamente com todos os Patrões dos CTGs e Piquetes não tiveram a ajuda do poder público para a montagem do Acampamento Farroupilha Sócrates Carvalho de Oliveira, mas, isto não impediu em nada para que os Festejos deste ano acontecesse com toda a reverência que merecia.
A comunidade alvoradense pode acompanhar o resultado das arquibancadas, presenciando o belo desfile temático apresentado pelos tradicionalistas de Alvorada, onde cada CTG desfilou para a comunidade alvoradense na av. Getúlio Vargas, apresentando alegorias retratando o tema dos Festejos Farroupilhas de 2016, quando se comemoram os 180 anos da proclamação da República Rio-grandense, foi ‘República das Carretas’.
Os tópicos de abordagem, em que os CTGs se inspiraram para organizar os seus desfiles em todo Rio Grande do Sul, foram 10 os tópicos trabalhados: 1 – República, uma ideia: Res + publica (coisa de todos); 2 – Revolução Francesa e maçonaria: veículos de divulgação; 3 – A proclamação da República – Antonio de Souza Neto nos Campos do Seival; 4 – A instalação da República Rio-grandense – Eleição do Primeiro Governo. Piratini; 5 – Os Italianos na Revolução – republicanos e carbonários; 6 – A imprensa – todos os jornais da República Rio-grandense; 7- A organização do Governo – As carretas como meio de transporte dos documentos; 8 – A bandeira Farroupilha, o Hino Farroupilha e o Brasão: símbolos de República Rio-grandense; 9 – O fim da República – Ponche Verde. Um acordo para fim das hostilidades; 10 – Ressurge a República com a Proclamação no Brasil em 1889 – Deodoro da Fonseca e Benjamin Constant. No Rio Grande do Sul, Julio de Castilhos e Borges de Medeiros. Os CTGs de Alvorada deram um show na Av. Getulio Vargas neste 20 de setembro.
Meus parabéns a todos os tradicionalistas que se doaram para que a sua entidade pudesse dar a sua contribuição cultural.
Segue abaixo o relato de duas pessoas incríveis dentre tantas que estiveram à frente, juntamente com outras equipes, deste grandioso evento que começou em Alvorada com a chegada da Chama Crioula no dia 16/08/2016.
Marta Guedes Beyer
Sub coordenadora
“Primeiramente quero agradecer a todos meu coordenador da 1ªRT Sr. José Arnildo de Melo e minha terceira vice coordenadora da 1ªRT Marcia, pela confiança e o apoio meus CTGs de alvorada e piquetes a nossa campeira, minha família sempre ao meu lado meu esposo e filhos e a minha grande comissão de trabalho pela união e trabalho comigo mas agradeço mais ainda aquelas pessoas que não acreditavam, que diziam que nós não conseguiríamos, aquelas que falam que eu era uma mulher, uma simples mulher louca vocês me deram mais força pra lutar agradeço vocês contrários pois saibam tenho uma grande comissão e o apoio de grandes amigos, sei que não foram dias muito fáceis, mas porém muito satisfatório, peço desculpa a cada um que de alguma forma magoei ou fui mal educada. Sinto me honrada e orgulhosa de todos, fizemos uma grande festa. Abraços a todos”.
Renato Spanhol
Agregado das Guaiacas da Sub coordenadoria de Alvorada – Gestão 2016
Patrão do Piquete Parceiros da Tradição
“Ontem foi o encerramento da Semana Farroupilha 2016, mas, para nós foi o Ano Farroupilha pois começamos nosso trabalho em março para poder realizar um dos maiores Acampamentos do estado sem incentivo do Poder Público. Nos resta agradece a todos os “acampados” que acreditaram na Comissão Organizadores e não mediram esforços para nos ajudar sempre que solicitados. Problemas com certeza houveram, mas a grandeza e disposição de acertar superou todas as expectativas.
Neste momento posso refletir melhor a respeito de algumas pessoas de CARÁTER duvidoso que se aproximaram somente para obter alguma vantagem e pelas costas resolvem apunhalar conforme fizeram em outras ocasiões, mas e tenham certeza o trabalho realizado e o projeto para o próximo ano NINGUÉM poderá desmerecer pois todos JUNTOS somos um Só como muito bem falou nossa subcoordenadora Marta.
Que venha 2017 unidos faremos melhor que fizemos em 2016.
Forte abraço a todos e o nosso muito obrigado!!!