Os desafios e as medidas que precisam ser tomadas em relação ao transporte público municipal e intermunicipal foram temas de reunião entre a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) e a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs).
Durante o encontro realizado na manhã de segunda-feira (11), em Porto Alegre, foi proposta a criação de um Grupo de Trabalho permanente para a discussão do tema. Presentes, prefeitos, secretários municipais e representantes de empresas ligadas ao setor.
“Esse é um sistema falido e não pode mais ser assim. Precisamos agir emergencialmente. Criar o SUS do transporte público, com subsídios do Governo Federal e Estadual. Nós, municípios, já estamos fazendo a nossa parte e colocando recursos para garantir a mobilidade humana das pessoas”, afirmou Sebastião Melo, presidente da Granpal e prefeito de Porto Alegre.
O objetivo do grupo de trabalho é poder olhar o todo e tentar resolver problemas que são semelhantes entre o transporte municipal e intermunicipal, como o alto custo, as isenções e a diminuição de passageiros.
Fonte: Assessoria de comunicação Granpal