Alvorada conta com diversas atividades do Outubro Rosa

Durante todo o mês acontecem atendimentos referentes à saúde da mulher

130

Até o final do mês de Outubro, marcado em todo o mundo como período de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e do aparelho reprodutor feminino, com atividades relativas á saúde da mulher, as alvoradenses contam com uma programação que inclui palestras, exames e encontros.

Uma das primeiras atividades foi promovida pela Procuradoria da Mulher na segunda-feira (04), no plenário da Câmara de Vereadores, com a abertura das atividades do Outubro Rosa.

O evento, coordenado pela equipe da vereadora Nadir Machado (PTB), contou com presença de mulheres como a vereadora Oliane Santos (Cidadania), a secretária Municipal de Assistência Social, Jocelia Wunder, a vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Alvorada (Acial), Miriam Mainard e a participação da comerciária Michele Nerich e de Flavia Schumacher que deram seus depoimentos vitoriosos sobre suas experiências de combate ao câncer.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está com atenção especial às mulheres em Outubro, com atendimento no Pam 8 todas as terças e quintas-feiras, das 17h às 20h30min, para solicitação de mamografia, realização de exame CP (citopatológico) e de testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

No sábado (16) será o Dia D, com atendimento de CP, mamografia e testes rápidos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 8h às 17h. Também estão programadas lives sobre “Saúde da Mulher” todas as quintas-feiras, a partir das 10h nas redes sociais da SMS

Na semana de 18 a 22, a SMS promove atividades com gestantes nas UBSs.

Ar livre

A tradicional Cavalgada do Outubro Rosa acontece na manhã de domingo (17), com organização da Campeira Feminina de Alvorada.

E a Lagoa do Cocão será palco de apresentações musicais e artísticas do grupo Onco Arte, além de embelezamento, atividades físicas, testes rápidos, verificação de pressão. Tudo isso no dia 29, uma sexta-feira.

Incidência

Conforme dados do Instituo Nacional do Câncer (Inca) o de mama é o câncer que mais afeta a população feminina brasileira, com ênfase à faixa etária acima de 40 anos, quando os casos são mais comuns.

O câncer de mama, além de ser classificado em diversos tipos, com características e graus de gravidade diferentes, deve sempre ser avaliado, identificando sua extensão e disseminação. Além disso, outros tipos de câncer que afetam as mulheres, como o de ovário e colo de útero também podem ser identificados por exame de imagem e preventivo.

Por isso, é importante que as mulheres conheçam o seu corpo e estejam atentas para qualquer mudança que possa representar anormalidade e comprometimento na sua saúde. Dessa forma, é possível mais chances para a realização do diagnóstico precoce, fator que aumenta consideravelmente as chances de cura do câncer.