Os bancários das instituições privadas de Porto Alegre e Região Metropolitana decidiram, na tarde de ontem encerrar a greve iniciada há oito dias em todo país. Em assembléia os bancários das instituições privadas decidiram aceitar a proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e reabrir as agências para atendimento.

Em Alvorada os funcionários da Caixa e do Banrisul optaram por manter a paralisação e realizam novas assembléias nessa quinta-feira para decidir os rumos do movimento.

A proposta feita pela Fenaban na ultima terça incluía reajuste de 7,5%, com aumento real de 2,02%, além de 8,5% de aumento do piso salarial e dos auxílios-refeição e alimentação ela garante aumento real de 2,95% e 10% no valor fixo da regra básica e no limite da parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

A Caixa Econômica Federal ofereceu benefícios como a contratação de 7 mil novos funcionários ate 2013 além de melhorias das condições de trabalho para tesoureiros e ampliação das concessões de bolsas de estudos.

A direção do Banrisul propôs aos servidores a prorrogação ate abril de 2013 a conclusão dos trabalhos da comissão paritária do plano de carreira, o que de acordo com o SindBancários não agradou os servidores.

Em Alvorada a agência do Branco do Brasil, que não aderiu ao movimento, segue funcionando normalmente.

Fonte: O Alvoradense