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unca é demais insistir que, em tempos de internet, apesar da profusão de posts criativos que abundam e são compartilhados nas redes sociais, a originalidade pressupõe a existência anterior de um processo de estímulo criativo cultivado, em sua essência, desde a infância.

A constante divulgação de informações que circulam no mundo virtual e a constatação de que devam existir elementos anteriores no desenvolvimento de todas as pessoas que as conduzam a tanta inventividade é tema de livro do alvoradense Sérgio Vieira Brandão, que nos diz: “ Elaborada especialmente para professores da área da Comunicação e Expressão, essa obra apresenta uma série de sugestões de exercícios para desenvolver a prática e o gosto pela escrita. Em virtude da flexibilidade e da atualidade da metodologia, as atividades podem ser aplicadas mesmo para crianças não alfabetizadas ou em processo de alfabetização”.

Acrescenta ainda, em seu livro Laboratório de Redação, para séries iniciais do Ensino Fundamental (Editora Paulinas, 2003):  “As técnicas propostas- que vêm sendo testadas e aprovadas em inúmeras oficinas ministradas pelo autor- visam à construção de um processo que privilegie a criatividade e não leve em consideração somente o erro e o acerto, mas o caminho que está sendo construído entre esses dois pontos. Dessa formam mais do que um instrumento para completar a formação e aperfeiçoar textos, o Laboratório de Redação torna-se também instrumento de cidadania, na medida em que contribui para o desenvolvimento de cabeças pensantes, por meio da leitura e da escrita.”

No objetivo geral do trabalho Sérgio nos afirma que, baseado em suas pesquisas no entorno pedagógico: “a construção do texto sempre se inicia no plano das ideias, segue para o oral ( na criança) e daí para a escrita…a produção de textos pode – e deve – começar antes de as crianças estarem alfabetizadas.”

Para finalizar, convém transcrever o parágrafo inicial do objetivo geral que esclarece: “desenvolver o uso funcional das linguagens verbal e extraverbal como instrumento de comunicação e de apropriação da cultura, por meio da leitura crítica, com autonomia de compreensão e produção de textos diversificados, visando à formação de um ser humano expressivo, criativo, competente, crítico e transformador.”

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Sérgio Vieira Brandão nasceu em Alvorada, RS. É professor e escritor. Ministra oficinas de construção de textos para professores e colabora com diversos jornais e revistas.