Terça-feira deve ser de sol e tempetaturas elevadas, mas chuva deve voltar com força a partir de amanhã | Foto: Jonathas Costa / OA
Terça-feira deve ser de sol e tempetaturas elevadas, mas chuva deve voltar com força a partir de amanhã | Foto: Jonathas Costa / OA

O sol aparece com nuvens nesta terça-feira na maioria das regiões do Rio Grande do Sul à medida que se afasta a instabilidade que atuou durante a segunda-feira no Estado.

A trégua, porém, será breve. No fim da tarde e à noite, áreas de instabilidade voltam a se formar do Centro para o Norte com pancadas isoladas de chuva e trovoadas.

Apesar da chuva forte as temperaturas devem se manter em elevação. Para os próximos dias, os termômetros devem continuar com máximas beirando os 30ºC a união das frente fria com o ar quente é o que causa temporais.

Na próxima madrugada e na manhã da quarta, nuvens carregadas “explodem” sobre o Estado com chuva de forte a torrencial, muitos raios e um alto risco de vendavais e granizo

A frente fria ganhou muita intensidade na madrugada dessa segunda, ao encontrar o ar quente e úmido no Sul do Brasil. Choveu forte em diversas regiões com granizo isolado e vendavais localizados.

A instabilidade foi mais forte no Oeste e no Noroeste. O vento variou entre 70 e 80 km/h em muitas áreas, entretanto atingiu 93 km/h em Santo Augusto e 121 km/h em Santa Rosa.

Os temporais deixaram cerca de 400 mil pessoas sem luz e causaram estragos. Em Santa Rosa, que experimentou seu pior vendaval em anos, centenas de casas foram destelhadas. A MetSul alerta que esta foi só a primeira de três ondas de temporais que atingirão o Rio Grande do Sul nesta semana

. A instabilidade será intensa, novamente, com chuva localmente forte e tempestades de vento e granizo na quarta-feira e no sábado.

Fonte: Correio do Povo