conselho-tutelar-alvorada-rs
Comdica é o responsável por conduzir as eleições dos conselheiros tutelares | Foto: Reprodução / OA

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) abre o processo de escolha dos conselheiros tutelares da cidade. O edital já está disponível na íntegra no site da prefeitura (www.alvorada.rs.gov.br). Nele, se encontra os regulamentos para participar, como funcionará o processo de seleção, entre outras informações.

As inscrições poderão ser realizadas no período de 1º a 15 de junho, das 13h às 18h, na sede do Comdica. A eleição deve acontecer no primeiro final de semana do mês de outubro. O Secretário Municipal de Governo e Participação Cidadã, Tiano Caduri, irá integrar a comissão eleitoral.

Serão analisados diversos fatores para escolha do preenchimento dos cargos em aberto. É necessário ter mais de 21 anos de idade, residir em Alvorada há no mínimo dois anos, ter concluído o Ensino Médio, possuir atestado médico. Para os homens, é obrigatório o certificado de dispensa do exército militar. Além disso, não pode haver nenhuma pendência com as Justiças Eleitoral, Estadual e Federal.

É função do conselho tutelar todo cuidado com crianças e adolescentes. Aconselhamento de pais ou responsável, requisitar serviços públicos na área de saúde, educação, previdência, trabalho, segurança e serviço social. Essas somadas a outras tantas atividades da área, especificadas no edital do processo seletivo.

O edital é disponibilizado agora para um período de análise dos possíveis candidatos. Quem decidir se inscrever, em junho, já tem de estar ciente de todo processo e o que envolve ser um conselheiro tutelar. A atividade demanda dedicação exclusiva, sendo proibido possuir outro emprego em paralelo.

Fonte: O Alvoradense