Na próxima quinta-feira, 16 de junho, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), encerram as inscrições para participar da eleição do Conselho Municipal de Política Cultural de Alvorada (CMPC), que acontecerá durante o Seminário Municipal de Cultura, no dia 25 de junho.

E agora você pergunta: “e eu, com isso?”

E eu respondo: quando sentado na frente da tela muitas pessoas ficam reclamando e escrevendo que a cidade não tem isso, não tem aquilo, talvez não seja solução, mas existe algo que muitos deveriam tomar propriedade que são os conselhos municipais. Seja o Conselho Municipal de Saúde, ou da Educação, ou do Meio Ambiente e agora por fim da Cultura, são os espaços onde a sociedade é representada por membros, tanto do poder público como da sociedade civil, onde debatem, discutem, indicam e avaliam questões para o benefício da cidade.

Então quem tem interesse pela cultura da cidade e deseja que ela tome forma e incentivo, e ainda que todos que produzem cultura na cidade possam movimentar mais espaços, este é o momento que precisamos nos fazer presente, porque é agora que serão definidos os membros que irão acompanhar as políticas publicas culturais dentro da cidade de Alvorada pelos próximos dois anos.

O que é o Conselho?
O Conselho é um grupo de pessoas que se reúnem para promover melhorias e benefícios para cidade, sendo que o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Alvorada será formado por 24 membros, sendo desses 12 representantes do poder público e 12 da sociedade civil.

Para que serve o conselho?
O CMPC serve para muitas funções, porém aqui vamos destacar as principais que abrange elaborar, acompanhar a execução, fiscalizar e avaliar as políticas públicas consolidadas no Plano Municipal de Cultura de Alvorada; definir diretrizes, gerir e estabelecer prioridades do Fundo Municipal de Cultura e propor medidas que visem à expansão e aperfeiçoamento das atividades e investimentos da SMCT.

Quem pode se candidatar?
Como acima foi dito, uma parte é indicada pelo poder público, a outra parte é composta pela sociedade civil, ou seja, pessoas da sociedade que tenham envolvimento com teatro, música, literatura, carnaval, tradicionalismo, audiovisual, artes plásticas, diversidade, hip hop, afro ou capoeira, porém não poderá fazer parte as pessoas quem tenha cargo comissionado, função gratificada ou possuir qualquer vínculo com o poder público municipal.

Quem pode votar?
Precisa ser maior de 16 anos, estar inscrito e participar do Seminário Municipal de Cultura e apresentar documento com foto no dia da eleição.

Onde devo fazer minha inscrição?
As inscrições para os candidatos vão do dia 01 ao dia 16 de junho, das 8 às 17 horas, na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 3290 – Nova Americana), onde deverão entregar a ficha de inscrição e documentação necessária prevista no edital.

Mesmo quem não vai concorrer, deverá fazer a pré-inscrição para o Seminário Municipal de Cultura, também até o dia 16 de junho, pelo o envio da ficha de inscrição para o e-mail gestãocultural@gmail.com

Quando vai acontecer a votação?
A votação vai acontecer no dia 25 de junho (sábado), a partir das 9 da manhã, no Ginásio Municipal Tancredo Neves (Av. Presidente Getúlio Vargas, 3290 – Bairro Nova Americana), durante a realização do Seminário Municipal de Cultura.

Onde posso saber mais sobre o assunto?
Na link da Prefeitura Municipal de Alvorada.

- PUBLICIDADE -