Convênio possibilita 650 novas vagas para a Educação Infantil

603
Foto: Divulgação / OA

Ainda que siga a pandemia e seja necessário manter os protocolos de segurança sanitária nos mais diversos ambientes, muitos são os alvoradenses que voltaram às atividades presenciais já em 2020 e outros tantos que nunca deixaram de trabalhar. Muitos destes precisam de um local para deixar seus filhos pequenos, ainda que apenas em meio turno. A alternativa de muitas famílias tem sido deixar as crianças em casas de cuidadoras, vizinhos, com irmãos mais velhos ou, ainda, sozinhos.

O município tem demostrado empenho em reabrir as Escolas de Educação Infantil (creches e escolinhas) para atender este público. O Prefeito Appolo quer dar prioridade para educação infantil neste mandato e, seguindo esta linha, inicia o ano de 2021 abrindo mais de 1000 mil novas vagas ampliando os convênios.

O convênio com a mantenedora do Colégio Êxito se deu, a partir do Edital de Chamamento público 004/2020 ocorrido em janeiro de 2020, onde concorreram outras Instituições, também aprovadas devido a grande demanda existente. Dessas, duas Instituições assinaram convênio neste mês, entrando para o grupo de conveniadas a Associação Recreativa Balão Azul e a ABESS mantenedora do Colégio Êxito.

Neste sentido, na manhã desta quinta-feira (27) foi assinado convênio entre a Prefeitura de Alvorada e a mantenedora do Colégio Êxito, que passa a atender crianças de 4 meses a 5 anos nas escolas Florestan Fernandes, rua Vereador Lauro Barcelos, 285, bairro Bela Vista, e Milton Santos, rua Fátima, 05, bairro Salomé. Ambos os prédios foram cedidos através de decreto de permissão de uso, seguindo as demais cedências realizadas em outros governos para as entidades que já possuem convênios. Os convênios antigos serão renovados em junho, dando continuidade aos trabalhos das demais 16 escolas conveniadas.

O ato aconteceu no gabinete do prefeito Appolo (MDB) e contou com a presença da secretária Neuza Machado, da Educação, do presidente da Câmara, vereador Cristiano Schumacher (PTB), e da diretora do Colégio Êxito, Laura de Andrade.

Florestan Fernandes

No total serão 650 vagas gratuitas nas duas unidades, sendo que 150 crianças já são atendidas pela mantenedora na Escola de Educação Infantil Florestan Fernandes totalmente gratuitas.

Tendo em vista a demanda de crianças de 4 meses a 3 anos de idade, a mantenedora definiu com a SMED adequar espaços nesta faixa-etária no Florestan Fernandes, encaminhando nos próximos dias autorização de credenciamento para esta idade. As matrículas já serão iniciadas, no entanto o atendimento das crianças até 3 anos acontecerá assim que estiverem prontas as salas de aula, sendo na metade do mês de junho. “Estou muito feliz, pois para o Prefeito Appolo, a prioridade são os atendimentos na educação infantil e ele tem falado muito nisso. O prefeito deixou claro que quer colocar, na escola infantil, o máximo de crianças possíveis, para que as mães possam trabalhar com tranquilidade”, destaca Laura de Andrade, diretora institucional da ABESS.

A escola infantil Florestan Fernandes já possui credenciamento e autorização para 4 e 5 anos de idade e Plano de Contingência aprovado pelo COE – Municipal, atendendo todas as medidas sanitárias para segurança dos pequenos e das trabalhadoras. Os profissionais da escola também foram vacinados esta semana por terem convênio e atenderem as crianças do Município.

A mantenedora do Colégio Êxito investiu mais de 80 mil reais para fazer tudo que era necessário para atendimento de crianças incluindo PPCI, adequações, compra de playground entre outras obras.

As matrículas para as novas vagas no Florestan iniciam na segunda-feira (31), através da Secretaria Municipal da Educação (Smed). Os interessados devem obter a designação para a vaga na Central de Matrículas, avenida Wenceslau Fontoura, 165, das 9h às 15h, informações pelo fone (51) 3442.0180 .

Milton Santos

A mantenedora está programando o início do atendimento das crianças na unidade do bairro Salomé em 1º de julho, uma quinta-feira. As adequações e obras no prédio já iniciaram. “Estaremos investindo no prédio, cerca de 100 mil reais em obras, benfeitorias e adequações para escola. Além disso, vamos atender cerca de 40 crianças pela nossa Instituição, sem ônus para o Município, aumentando as vagas para a comunidade. Nossa ideia é começarmos a atender para matrículas ainda no início de junho para que em julho possamos iniciar o trabalho efetivo com os pequenos.” Segundo a diretora Laura de Andrade, a Instituição estará realizando seleção dos profissionais também em junho. Uma das premissas da mantenedora é contratar pessoas do próprio bairro, tendo em vista, o conhecimento e apreço junto a comunidade e também para valorizar a região.

Igualmente, as vagas serão preenchidas a partir de designação da Central de Matrículas da Smed, com data ainda a ser confirmado