Delegado esclarece função da DP Amiga dos Animais

Esta é mais uma ferramenta no combate ao crime de maus tratos

Foto: Reprodução / Arquivo / OA

O anúncio de que a 2ª DP de Alvorada, localizada no Porto Verde, recebeu o selo de Delegacia de Polícia Amiga dos Animais, provocou uma série de reações e dúvidas nos alvoradenses.

Procurado pela reportagem do jornal O Alvoradense, o titular da 2ª DP, delegado Luis Carlos Rollsing, esclarece quais os objetivos e funções da Polícia Civil no combate aos maus tratos de animais.

O delegado explica que o foco serão investigações sobre o crime de maus tratos e lembra que todas as delegacias são responsáveis por investigar ações contra animais nas suas áreas de atuação.  “Com a mudança na legislação, estes passaram a ser crimes de maior potencial ofensivo com pena alta, acima de cinco anos” o que leva a uma maior atenção por parte das autoridades.

Portanto, as ocorrências e denúncias podem ser feitas em qualquer Delegacia de Polícia, pelo site da Polícia Civil gaúcha (www.pc.rs.gov.br/faca-uma-denuncia), Disk Denúncia 181 ou ainda pelo WhatsApp da PC (51) 98.444.0606.

Qualquer pessoa pode denunciar, mas a PC alerta que não se trata de um atendimento de urgência. Portanto, caso a pessoa testemunhe um caso de violência, o primeiro contato é com a Brigada Militar, pelo 190, que atenderá a ocorrência e posteriormente fará o registro na Delegacia de Polícia.

Quanto ao cartório em que serão registradas as ocorrências na 2ª DP, Rollsing afirma que não será exclusivo para a causa animal, pois a delegacia não recebeu pessoal para este fim ou algum aporte específico. E que os casos que acontecerem em territórios de outras delegacias, serão investigados por elas.

Contando com o apoio do Legislativo Municipal, através da vereadora Oliane Santos (Cidadania), o delegado informa que, até o momento não há local para alojar animais em situação de vulnerabilidade, ficando com a vereadora Oliane a missão de verificar a oferta de um espaço adequado junto à Administração Municipal.