Durante duas semanas foi possivel visitar a mostra dos trabalhos acadêmicos | Foto: Amanda Fernandes / OA

A importância da qualificação dos serviços é cada vez maior, e, pensando nisso, alguns empresários de Alvorada têm retornado às salas de aula para buscar novas visões e conhecimentos que só podem ser adquiridos no ambiente acadêmico.

A coordenadora acadêmica do curso de Administração da Faculdade São Marcos, Nara Müller, considera de extrema importância que os alunos tenham contato com a prática, e os empresários com a teoria. “Isso promove uma ampliação de visões que gera crescimento”, afirma.

De acordo com Nara, a adminstração ainda é o curso que mais emprega e melhor remunera no Brasil, e é isso que eleva as buscas pela formação nesta área. Além do que, o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos e a qualificação dos profissionais em suas áreas contribuem para o crescimento das cidades.

Uma cidade não cresce apenas com in-vestimentos nas áreas públicas. O crescimento pessoal de uma população também contribui para a evolução e desenvolvimento dos municípios.

Sócio juntamente com o pai e o irmão em uma empresa de transporte escolar, Anderson Edegar dos Santos é um exemplo da necessidade de buscar conhecimento acadêmico para qualificar o trabalho. “Entrei na administração por necessidade. Tinha um outro trabalho no qual era exigido o conhecimento teórico que o curso ofe-rece, e quando saí desse antigo emprego e passei a trabalhar na empresa da família, percebi a necessidade de utilizar os conceitos aprendidos em sala de aula”, conta.

Segundo ele, a empresa cresceu aproximadamente 60% depois que ele passou a aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula na administração do negócio familiar.

É inegável que a união da prática e da teoria causam uma mudança grande na percepção de negócios, mas, como afirma Fernando Schneider Ribeiro, as mudanças se estendem também para a vida. “Se por um lado você se torna uma pessoa com a mente mais aberta para entender os vários pontos de vista que a vida nos proporciona, por outro nos surpreendemos com tudo que acontece totalmente ao avesso daquilo que esperávamos quando ingressamos”, diz. Estar preparado para a inconstância do mundo dos negócios é primordial para o crescimento pessoal e profissional.

Parte desse trabalho de qualificação dos empresários de Alvorada pôde ser visto até a última sexta-feira, dia 29, no saguão da Faculdade São Marcos, onde esteve aberta uma exposição dos trabalhos dos alunos. Alguns expuseram seus negócios, outros analisaram o mercado e avaliaram suas chances de crescimeto dentro da cidade.

A exposição de 11 paineis confeccionados por 38 alunos foi totalmente patrocinada por empresários que regressaram ou ingressaram às salas de aula visando à qualificação.

A professora Cilane Vieira, que coordenou a mostra, destacou a importância da exposição para que alunos tenham vivência e passem a fa-zer análises de cenários, visando ao melhor rendimento de suas empresas ou negócios.

 

 

Fonte: Amanda Fernandes / O Alvoradense