Escolas recebem equipamento para limpeza do ar

Aparelhos para oxi-sanitização foram distribuídos para a rede municipal de ensino

233
Foto: Divulgação / OA

As 31 escolas municipais passam a contar com um importante aliado ao combate ao novo coronavírus. Usualmente utilizados em automóveis para a limpeza de ar-condicionado e eliminação de odores de interior, os aparelhos de oxi-sanitização serão usados em Alvorada para melhorar a qualidade do ar e sanitizar ambientes fechados, eliminar bactérias, fungos e vírus, prevenindo doenças e problemas respiratórios.

Na tarde de segunda-feira (16), o prefeito José Arno Appolo do Amaral e a secretária Neuza Machado Teixeira, da Educação, fizeram a entrega simbólica dos equipamentos às diretoras das escolas, em cerimônia realizada no Salão Nobre da Prefeitura.

O que é oxi-sanitização

É um processo de higienização industrial que foi adaptado para a área automotiva, usando o ozônio, que é um gás natural com efeito germicida e eficiente na destruição de vírus, bactérias e fungos.

Este tipo de limpeza também é comum em hospitais e lavanderias. No processo, o ozônio é aplicado de forma direta e em altas concentrações, o que aumenta a eficiência da desinfecção.

Para realizar a oxi-sanitização o aparelho produz gás ozônio (O3) a partir do oxigênio (O2) do ar, por meio de uma descarga elétrica. O ambiente deve estar vazio e fechado durante o processo. Ao final, após a eliminação de bactérias e micro-organismos, o ozônio se converte em oxigênio novamente.