Nascidos em 2000 ou antes, seguem vacinando na terça e quarta-feira

SMS recebeu novas doses e a doação de caixas térmicas para auxílio na vacinação contra a Covid-19

206
Foto: Divulgação / OA

É importante que todos os alvoradenses nascidos em 2000 e nos anos anteriores, procurem o Centro de Vacinação para receber a 1ª dose do imunizante contra a Covid-19 ainda esta semana.

O alerta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foi feito na manhã desta segunda-feira (16) e leva em consideração a possibilidade do Governo do Estado suspender o envio das doses assim que todos os jovens de 18 anos se imunizarem. A partir daí, provavelmente, o município só receberá as 2ª doses, para a conclusão da vacinação.

Para atender este público, segue o cronograma de vacinação para os nascidos em 2000 na terça e quarta-feira (dias 17 e 18), além da aplicação da 2ª dose e antecipação da Oxford / AstraZeneca.

Os que tem as datas de 28, 29, 30, 31 de agosto e 1º de setembro, no Cartão de Vacinação, podem antecipar ao longo da semana. Iniciando nesta segunda pelos do dia 28; terça (17), dia 29; quarta (18), dia 30; quinta (19), dia 31 e sexta (20) antecipam os de 1º de setembro.

Atraso

Alvorada apresenta, entre os municípios da Região Metropolitana, o menor índice de não conclusão da imunização. Segundo dados da SMS, cerca de 500 pessoas estão com a 2ª dose atrasada, o que representa 0,9% dos que ainda não concluíram a imunização.

Na região, a cidade que lidera o atraso na aplicação complementar é Eldorado do Sul, onde 1.800 pessoas já poderiam tomar a 2ª dose, o que representa 19% do total de pacientes com segunda dose pendente.

Entre os motivos para o abandono pode estar o esquecimento ou o medo das reações, principalmente daqueles que apresentaram desconforto na 1ª dose. Contudo, o efeitos são mínimos, se comparados aos sintomas da doença.

Cartão SUS

A secretária da Saúde, Neusa Abruzzi, orientou a população que, caso a UBS do seu bairro não esteja realizando o cadastro do Cartão SUS, o usuário deve solicitar uma declaração da negativa, que será apresentada à funcionária Cintia no momento da vacina.  O objetivo é que fique anotado em ata que justifique a vacinação sem o Cartão SUS.

Doação

A Administração Municipal recebeu nesta segunda-feira (16) a doação de 30 caixas térmicas para armazenamento de vacinas. Esta foi uma iniciativa do Instituto Cultural Floresta em parceria com a entidade Gaúchos Unidos pela Vacina e Brigada Militar, realizada com recursos da empresa Yara Brasil Fertilizantes S.A.

As caixas térmicas estão equipadas com termômetro a prova d’água e possuem capacidade de 15 litros.