Nuvens pesadas cobrem o céu de Alvorada nesta sexta-feira | Foto: Jonathas Costa / OA

A instabilidade perde força nesta sexta-feira, mas o tempo não firma em todo o Rio Grande do Sul. Segundo projeções dos especialistas, o cenário é preocupante o Estado deve registrar grandes volumes de precipitação até domingo (08).

Na Metade Norte, especialmente no Norte e no Nordeste do Estado, persiste uma maior cobertura de nuvens e chance ainda de chuva e garoa, porém mais irregular. A temperatura declina mais no Sul com ingresso de ar um pouco mais frio, e a umidade segue alta com nevoeiro em vários pontos.

Em Alvorada, a chuva deu uma trégua. Desde ontem (05) a noite não são registradas precipitações muito intensas na cidade, mas a umidade permanece e a qualquer momento pancadas de chuva poderão ser registradas. A minimas registrada na cidade foi de 15ºC e a máxima deve chegar aos 20ºC.

Para o fim de semana as notícias não são boas principalmente para aquelas famílias que moram em encostas de rios ou arroios. Os grandes volumes de chuva aumentam o risco de alagamentos nas regiões, inclusive em pontos da Região Metropolitana. A perspectiva de volumes excessivos de chuva é preocupante na Metade Norte e o Nordeste do Estado.

Apesar do risco iminente de grande volume de chuva não há previsão de temporais para a região. As projeções de especialistas indicam períodos muito longos de chuva relativamente fraca mas ininterrupta o que deve aumentar o risco de aumento gradual dos níveis dos arroios.

Fonte: O Alvoradense