Onda de calor ainda vi durar mais alguns dias | Foto: Jonathas Costa / OA
Onda de calor ainda vi durar mais alguns dias | Foto: Jonathas Costa / OA

Há anos o Rio Grande do sul não tem registros de uma onda de calor tão forte e tão longa como esta que estamos passando e que segundo projeções dos meteorologistas ainda vai durar, pelo menos, mais dez dias.

Desde as primeiras horas da manhã as temperaturas entraram em processo de elevação em Alvorada. A mínima registrada na cidade nesta quinta-feira (30) foi de 25ºC e a máxima deve ultrapassar os 38ºC. Para quem anda na rua a sensação de abafamento será ainda pior, a falta de vento causa uma sensação térmica de cerca de 43ºC.

A previsão não descarta a possibilidade de chuva entre a tarde e a noite. Não há risco de temporais, mas o vento deve ser forte no começo da noite.

Porto Alegre teve mais de 40ºC na zona Norte da cidade na tarde de ontem (29). Na estação de referência climatológica histórica da Capital, instalada no Jardim Botânico, a máxima de 38ºC foi a segunda mais alta deste século, atrás apenas dos 39,2ºC de 9 de janeiro de 2005.

Não há perspectiva de término tão cedo da onda de calor. A temperatura se elevará ainda mais no começo de fevereiro e a próxima semana terá marcas à sombra de 41ºC a 43ºC em algumas cidades gaúchas. Os modelos de clima com tendências de mais longo prazo sinalizam que a maior parte de fevereiro será muito quente.

Fonte: O Alvoradense / Com informações Correio do Povo