Os estudantes aprovados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tem até esta terça-feira para efetuar a matrícula na instituição de ensino superior para as quais foram selecionados. É importante que o estudante verifique o horário de funcionamento das instituições que, podem variar em períodos de férias, ea documentaçao necessária para efetuar a matrícula.

Para esta segunda chamada são oferecidas mais de 129 mil vagas em diversos cursos de graduação, porém os estudantes que ainda não foram seleceionados podem integrar a lista de espera que funcionará apenas para a primeira opção de curso. O prazo para aderir à lista vai até o próximo dia 8, e as convocações estão previstas para 18 de fevereiro.

Os estudantes que ainda não conferiram o resultado da segunda chamada, divulgado no dia 26 de janeiro podem fazê-lo através da página do Sisu, nas instituições particiantes, ou ainda, através da Central de Antendimento do Ministério da Educação pelo telefone 0800-616161.

Em comparação com o ano passado o aumento de adesão ao Sisu pelas instituições de ensino subiu cerca de 18%. Ao todo são 101 instituições públicas que aderiram ao sistema para seleção de estudantes e mais de 3,7 mil cursos de graduação.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou em janeiro o pagamento da uma bolsa assistência estudantil. O valor de R$400 visa garantir a premanência dos alunos cotistas de baixa renda nas universidades federais. A expectativa é que a medida entre em vigor em maio deste ano e o beneficio será concedido aos alunos dos cursos com duração diária acima de cinco horas e que tenham sido aprovados no Sisu por meio das cotas sociais, ou seja, estudantes com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.
Fonte: O Alvoradense