Inicia dia 19 a vacinação de crianças contra Covid-19 no RS

Secretaria da Saúde informa que imunização começa com pacientes com comorbidades

96
Foto: Pfizer / Reprodução / OA

Em reunião a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) definiu que o cronograma de vacinação seguirá o que é feito desde o início da imunização: os primeiros vacinados serão os 96.427 meninos e meninas com alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes ou asma, ou imunossuprimidos.

Quanto às demais 862.747 crianças sem comorbidades, farão parte do próximo grupo a ser imunizado. Pelo cronograma acertado, a imunização delas também poderá começar neste mês, com a primeira dose aplicada para quem tem 11 anos.

Em fevereiro, deverá iniciar a vacinação dos meninos e meninas de 10 e nove anos, e em março, de quem tem oito anos. Para as demais idades, a Secretaria da Saúde aguarda a previsão de remessas de imunizantes pelo Ministério da Saúde.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a primeira remessa de 1,248 milhão de doses deve chegar ao Brasil na quinta-feira (13/1) e distribuída aos Estados na sexta-feira (14/1). Outros dois lotes com a mesma quantidade devem ser entregues ao País nos dias 20 e 27.

Aplicação

A aplicação deve acontece em sala exclusiva, com espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local, no máximo, por 20 minutos.

Em Alvorada, a secretária Neusa Abruzzi, da Saúde, afirmou que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) deverão atender o público infantil.

Fonte: SES / Governo do Estado RS