Sol ajuda a elevar temperatura em Alvorada e dia não terá frio tão intenso | Foto: Jonathas Costa / Aquivo OA

Ainda não se pode comemorar, mas o frio intenso começa a se afastar do Rio Grande do Sul a partir desta terça-feira (14). Com mínimas mais altas do que as registradas desde a semana passada, o dia deve ser de frio ameno na maioria das regiões do estado.

O amanhecer, contudo, ainda será gelado, sobretudo em áreas de baixadas do Nordeste do Estado (Serra e Aparados). As geadas também devem voltar a serem registradas, mas em menor intensidade.

O período da tarde deve ser de temperaturas amenas. Em Alvorada, os termômetros oscilam entre 5°C e 19°C e não há previsão de chuva.

Frio bateu recordes e deve voltar
O estado enfrentou outra madrugada gélida ontem no 19º dia neste ano de temperatura negativa. Foi o 8º dia seguido de marcas abaixo de zero. Dos 13 primeiros dias de junho, dez tiveram mínimas negativas. Seis municípios tiveram 5ºC negativos ou menos. E, no que é impressionante e muito raro conforme aponta a MetSul Metereologia, ontem foi o 5º dia consecutivo de temperatura inferior a 6ºC negativos no Rio Grande do Sul.

Em Porto Alegre e Alvorada, os últimos cinco dias tiveram mínimas nas casas de 0ºC a 3ºC. As mínimas ontem foram baixíssimas também em Santa Catarina (-8,5ºC) e Paraná (-7,1ºC). Teve marca negativa no interior paulista e 0ºC com geada em alguns bairros da cidade de São Paulo.

Para quem não aguenta mais tanto gelo a boa notícia é que o frio perde força no resto da semana. A má é que pode voltar a esfriar forte no fim de semana e que a semana que vem teria uma sequência de madrugadas de muito baixa temperatura.

Fonte: O Alvoradense / Com informações da MetSul