Transparência em Alvorada está entre as 450 melhores do país, aponta MPF

Segundo levantamento Ranking Nacional dos Portais da Transparência aponta significativa melhora entre os municípios gaúchos

Portal da Transparência foi bem avaliado pelo Ministério Público | Foto: Jonathas Costa / OA

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio Grande do Sul concluiu nova classificação do Projeto Ranking Nacional dos Portais da Transparência. Os dados indicam relativa melhora nas prefeituras gaúchas, com o avanço da nota média de 6,06 para 7,36.

É o caso de Alvorada, que na primeira avaliação do MPF, realizada em 2015, conquistou nota média de 6,1 e agora, no segundo levantamento, ficou com 9,2, alta de 49,2%. A nota máxima é 10.

Em nível nacional, as prefeituras do Rio Grande do Sul apresentam o terceiro melhor desempenho médio (7,36), fincando atrás apenas do Distrito Federal (7,60) e Santa Catarina (8,23).

No ranking da transparência, Alvorada está na 106ª posição estadual e 344º nacional. No primeiro estudo o município ocupava a 268ª e 1251ª colocações, respectivamente.

Do relatório de requisitos dos quais o MPF considera adequado as prefeituras oferecerem de forma transparente na Internet, apenas dois não são cumpridos em Alvorada. O primeiro trata da divulgação da prestação de contas do ano anterior e o segundo da possibilidade de acompanhamento posterior da solicitação eletrônica de eventuais pedidos de informação.

Para acessar o Portal da Transparência da Prefeitura de Alvorada, clique aqui.

Fonte: O Alvoradense