Ilustração: Pablito Aguiar / Divulgação / OA

Um projeto independente, chamado “Lição de Casa” que reúne 15 profissionais de comunicação de todo o Brasil conta com a participação de dois gaúchos: a jornalista Emilene Lopes, de Guaíba, e o quadrinista alvoradense Pablito Aguiar.

O objetivo do trabalho é verificar como o isolamento social está afetando os estudantes brasileiros, nas mais diversas realidades encontrada nas cinco regiões do País.

Foram produzidas 10 reportagens contando histórias de alunos da Educação Infantil na rede pública de ensino de 10 estados, em meio à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Há também entrevistas com especialistas em Educação, podcast e espaço para quadrinhos, onde está o trabalho de Pablito. Além disso, uma das recompensas da campanha de financiamento do projeto, é uma caricatura feito por ele.

Pablito conta que o grupo se formou a partir de um curso de jornalismo ministrado por Joana Suarez, com participantes de todo o Brasil. Foi ali que surgiu a ideia de reunir pessoas de cada canto para contar sobre as diferentes realidades do País. “Me convidaram por eu poder acrescentar com o meu trabalho de desenho no projeto. Fiz a sequencia de quadrinhos que conta um pouco sobre cada criança entrevistada”, comenta ele.