Mesmo longe de Santa Maria, moradores de toda a Região Metropolitana de Porto Alegre podem ajudar as vítimas da tragédia que deixou pelo menos 232 mortos.

Da rodoviária da Capital estão partindo ônibus para que profissionais de saúde possam auxiliar nos trabalhos. O embarque é gratuito para quem comprovar experiência na área.

Os interessados devem entrar em contato com os telefones (51) 3210-4219 ou (51) 3210-4349 e fazer um cadastro junto à Defesa Civil.

O órgão, em contato direto com o auxílio às vítimas de Santa Maria, vai avaliar a necessidade de enviar mais pessoas à região central do Estado. Sendo necessário, a instituição entrará em contato com os voluntários cadastrados e organizará a partida.

Já a assessoria da Câmara de Vereadores de Santa Maria informa que estão recebendo doações de água, papel higiênico, luvas, máscaras, álcool gel e e medicamentos como Dipirona, Paracetamol, Isordil, AAS, Diazepam e Captopril.

Informações pelo telefone (55) 3220-7200.

Além das doações, autoridades pedem que a população evite se deslocar ao Parque da Redenção nesta tarde.

O local que tradicionalmente recebe milhares de visitantes nos finais de semana será utilizado como campo de pouso para o transporte das vítimas de Santa Maria. Elas estão sendo deslocadas para o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre.

Motoristas também devem evitar transitar pela região, a fim de facilitar o trânsito de veículos de emergência. A Avenida Osvaldo Aranha está com o trânsito bloqueado para facilitar no resgate.

Doações de sangue não são necessárias

O Governo do Estado publico por volta das 15h em seu perfil oficial no Facebook que não são mais necessárias doações de sangue.

“A orientação oficial é procurar os hemocentros do estado durante a semana para reposição do estoque”, diz a nota.

Fonte: O Alvoradense