Morre, aos 94 anos, o presidente da Soul

Empresário Carlos Ohlweiler estava hospitalizado desde o início do mês

Foto: Reprodução / OA

O pioneiro no transporte de passageiros em Alvorada, empresário Carlos Antônio Ohlweiler, faleceu nesta quarta-feira (11), aos 94 anos, por causas naturais.

Sócio da Sociedade de Ônibus União Ltda (Soul) desde 1960, por muitos anos esteve à frente da empresa, hoje administrada pelos filhos.

Em nota, a empresa informa o falecimento do sócio presidente, lembrando o legado que deixou no município, onde era conhecido como Carlinhos. Também a Prefeitura de Alvorada, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Alvorada (Acial) e a Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM) emitiram nota de pesar.

Confira o comunicado da empresa:

Nota de falecimento:

“É com imenso pesar que a Soul – Sociedade de Ônibus União Ltda. comunica o falecimento de seu sócio presidente, o Sr. Carlos Antônio Ohlweiler.

Hospitalizado desde domingo (01/08), partiu de causas naturais aos 94 anos. Em sua trajetória, atuou fortemente para o desenvolvimento de Alvorada. Homem íntegro e querido por todos, deixa filhos, netos e bisnetos. Construiu um legado, baseado no trabalho e na valorização das pessoas e jamais será esquecido.

Gratidão e admiração são os sentimentos que permeiam entre o luto e a saudade.

Descanse em paz nosso amado e eterno Carlinhos”.

História

Quando a Soul foi criada, em 09 de julho de 1951, eram 18 sócios e o Passo do Feijó era distrito de Viamão. As primeiras linhas da empresa, no total de 15 veículos, atendiam em Porto Alegre: SESI, na Av. São Pedro, Vila dos Industriários, Navegantes, Vila Floresta e Sarandi.

Naqueles anos, em dias de chuva, os ônibus atolavam no barro e os passageiros tinham que ajudar a empurrar para seguir viagem. Uma curiosidade é que, até 1965, não havia táxis e ambulâncias, e a Soul disponibilizava um ônibus à noite, caso houvesse necessidade médica de deslocamento a Capital.

Com o passar dos anos o grupo de sócios foi diminuindo e, em outubro de 1983, a família Ohlweiler assumiu a direção da empresa, o que provocou mudanças no modelo gerencial e inovações para o serviço. Foram implementados novos itinerários, criado o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), e o Programa de Renovação de Frota, sistematizando a periodicidade e quantidade da aquisição de novos ônibus.

Família

Natural de Gravataí, Carlos Ohlweiler foi casado com Maria de Lourdes por 52 anos, idealizadora do Programa de Responsabilidade Social da empresa. O casal teve quatro filhos e 11 netos.

Atualmente, os filhos José Antônio S. Ohlweiler, Diretor Executivo, Clarisse Maria da Silva Ohlweiler e Arlindo Augusto Ohlweiler, Conselheiros de Administração, conduzem a empresa dando continuidade ao trabalho dos pais.