Mostra foi a oportunidade de a população apreciar trabalhos acadêmicos de alunos da rede municipal de ensino | Foto: Ong Embrião / Divulgação / OA

Na última quinta-feira, dia 12, uma super Feira de Ciências ocupou o Ginásio Tancredo Neves.
Promovida pela Secre-taria Municipal de Educação, através do Centro de Educação Ambiental Sala Verde Ligia Rockenbach, o evento que durou o dia inteiro reuniu 45 expositores compostos por representantes de escolas municipais, estaduais e particulares. Participaram da mostra também instituições como a Corsan e a ONG Embrião.

O evento deste ano superou os 3.500 espectadores do ano passado e teve destaque para o VIII Desafio Interescolar de Robótica.

Foram 38 equipes da rede municipal de ensino, além da participação da equipe da Robótica do Programa Mais Educação da E.M.E.F. Alice de Carvalho, coordenada pela professora Lisiane Biscaíno Guedes e pelo monitor Gabriel Di Giorgio Lopes.

Organizada pelos professores Otília Beatriz Gomes e Bruno Zarzana, ambos do núcleo de Educação Tecnológica da Smed, a mostra serviu para promover a permanente atualização aos profissionais da educação e espaço de trocas de experiências em iniciação científica e uso de tecnologias em todas as áreas do conhecimento.
A união dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula proporcionam um intercâmbio entre as crianças e os parceiros ambientais que ali estavam que é único. Utilizando a robótica como ferramenta multidisciplinar e um instrumento para ilustração de conteúdos de forma prática, a atividade coloca o aluno em contato com mecanismos tecnológicos atuais e amplia suas percepções, ao mesmo tempo em que contempla os conteúdos tradicionais.

Este ano, a mostra, que ficou aberta até as 21h, reuniu os principais trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos em suas respectivas escolas e possibilitou também uma forte troca, desenvolvendo o trabalho em equipe, criatividade, raciocínio lógico e planejamento estratégico, além de fortalecer um trabalho cooperativo e inclusivo das crianças. Durante o evento foram oficialmente apresentadas para toda a comunidade de Alvorada os mascotes oficiais da Robótica, “Robotron” e “Kiana”, elaborados pela Metalúrgica Ralf Winter, através de um trabalho cooperativo e criativo pelas mãos de Daniel Figueiredo Fontoura e equipe.

A metalúrgica Ralf Winter é uma das empresas que compõem o Distrito Industrial de Alvorada e elaboraram os robôs utilizando material reciclado, transformando em realidade a idéia da equipe do Núcleo de Educação Tecnológica da Smed-Alvorada.

Fonte: Amanda Fernandes / O Alvoradense