Mudanças no cronograma de vacinação contra a Covid-19

Grande procura pela imunização esta semana levou à adequação

2097
Foto: Mariú MD / Arquivo / OA

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou uma mudança no cronograma de vacinação por faixa etária devido à grande procura por imunização registrada no início desta semana.

Nesta quarta-feira (16) estão sendo vacinados os nascidos em 1976 e os alvoradenses de 1977 receberão a 1ª dose na quinta-feira (17).

Já nesta sexta (18) e sábado (19) serão imunizados aquelas pessoas que ainda não conseguiram comparecer no dia indicado, ou seja, todos os nascidos até 1975 e alguns grupos prioritários que ainda serão divulgados.

Cartão SUS

Em live realizada esta manhã, a secretária da Saúde, Neusa Abruzzi, acompanhada das médicas Karin Rauber e Adriana Parisotto e da intérprete de libras, Natália Soares, explicou a importância da apresentação o Cartão SUS atualizado na hora da vacina e anunciou que, para facilitar àqueles que não conseguem comparecer durante a semana, no sábado (19), das 8h às 12h, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros e o Pam-8 (para pacientes das UBSs Formoza e Maringá) estarão realizando a confecção e atualização do documento.

Esclarecimentos

Abruzzi informou que, por orientação do Ministério da Saúde, a partir de agora todas as 2ª doses da vacina contra a Covid-19 serão aplicadas após 12 semanas da 1ª. Contudo, quem tem agendamento para antes deste período, deve cumprir o que está anotado em sua carteira de vacinação.

Quanto às reações à vacina apresentadas por algumas pessoas até 36 horas após a aplicação, as profissionais de saúde lembram que isso é normal e até esperado no caso das vacinas infantis, o que não é diferente com adultos.

Com relação à vacinação de adolescentes a partir dos 12 anos, ainda que a Anvisa tenha autorizado vacinação pela Pfizer, a secretária ressaltou que o Ministério da Saúde ainda não acrescentou ao calendário de vacinação.

O Centro de Vacinação funciona junto ao Ginásio Municipal Tancredo Neves, avenida Presidente Getúlio Vargas, 3290.  Atende de segunda a sábado, das 8h às 12 e das 13h às 18h. É necessário apresentar o Cartão SUS atualizado, CPF, documento com foto e comprovante de residência.

Quem for se vacinar pode participar da Campanha Vacinação Solidária, com a doação de um quilo de alimento não perecível.

H1N1

Segue nas UBSs dos bairros, de segunda a sexta, a imunização contra a H1N1, a Vacinação da Gripe. Importante respeitar o intervalo de 15 dias entre as duas vacinas (covid-19 e gripe).

A SMS se mostra preocupada devido à baixa procura pela vacina.  Confira os grupos beneficiados: trabalhadores de Saúde; crianças maiores de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas, que estão em pós-parto até 45 dias; povos Indígenas; idosos com 60 anos ou mais; professores; portadores de doenças crônicas (comorbidades); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo percurso; trabalhadores Portuários;  Forças Armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas sócio-educativas.