Município conta com Procuradoria do Idoso

Objetivo é organizar, orientar e defender a população mais velha

83
Foto: Divulgação / OA

Pela passagem da Semana Nacional da Pessoa Idosa, comemorada de 1º a 8 de outubro, a Câmara de Vereadores de Alvorada empossou no dia 06 a recém criada Procuradoria do Idoso, que tem como titular o vereador Beto Goleiro (PL), autor do projeto e defensor da causa, e procurador adjunto, o vereador Julio Bala (MDB).

A Procuradoria do Idoso tem como objetivo organizar, orientar, defender e formular ações em defesa da população idosa alvoradense, em trabalho conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smtasc) e Conselho Municipal do Idoso.

A Procuradoria do Idoso foi criada através do projeto de resolução 014/2021, de coautoria dos vereadores Cristiano Schumacher (PTB) e Beto Goleiro, estabelecendo a primeira Procuradoria Especial em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa no município.

Na ocasião da posse o agora procurador Especial do Idoso, vereador Beto Goleiro, ressaltou a importância e contribuição da população idosa para a sociedade e o quanto merece atenção e investimentos do setor público.

Já o presidente da Casa Legislativa, vereador Schumacher, lembrou que “muitos de nós não têm ideia da quantidade de violações de direitos que os nossos idosos sofrem. Nosso intuito é estabelecer mais um canal de proteção. É dever de todos e todas garantir tranquilidade e segurança para os nossos idosos. Por respeito à trajetória, por amor, e para construir o futuro que queremos receber um dia”.

Homenagem

O evento homenageou dois alvoradenses, a senhora Amália, de 101 anos, e Edison Espinosa, de 82 anos, ex-vereador que atou na 4ª Legislatura e conhecido fotógrafo do município.

A cerimônia contou, ainda, com a presença da secretária da Smtasc, Jocelia Wunder, do coordenador Municipal do Idoso, Jocelino Bueno, e do presidente do Conselho Municipal do Idoso, Rubilar Pires. 

Encerrando as homenagens, a apresentação cultural da Zelda Zonc, com um divertido monólogo sobre a realidade de uma dona de casa.