Dia deve ser marcado por períodos alternados de sol e céu e encoberto | Foto: Jonathas Costa / Arquivo OA

A nebulosidade volta a aumentar nesta quinta-feira (10) no Rio Grande do Sul. O sol chega a aparecer com nuvens ao menos em parte do dia na maioria das cidades, mas vão ocorrer períodos de céu nublado a encoberto, em muitas áreas. Há chance de chuva ou garoa esparsa no Estado, sobretudo nas Metades Norte e Leste.

A madrugada foi menos fria que a dos últimos dias e a será tarde será de marcas amenas. A nebulosidade traz menor amplitude térmica. Em Porto Alegre e toda a Região Metropolitana, a jornada será de muitas nuvens com chance de precipitação fraca e ocasionais momentos de melhoria. Alvorada terá máxima de 16ºC

O Estado já teve 12 dias neste ano com temperatura negativa. A madrugada mais fria foi a de 19 de junho, quando muitas cidades tiveram mínimas abaixo de zero. São José dos Ausentes teve a mínima mais baica com -5,4ºC. A realidade, porém, é que o outono foi menos frio e este inverno está menos gelado que os recentes.

Excetuando-se o Sul e o Sudoeste gaúcho, a temperatura tem estado acima da média. O fim de junho até a metade de julho é, historicamente, o período mais gelado do ano na climatologia.

Tanto que esta semana é marcada pelos 20 anos de evento de neve histórico. Nevou dia 8 de julho de 1994 do Sul ao Norte gaúcho, até em Porto Alegre (neve de 1984 na Capital foi maior). A neve seguiu nos dias 9 e 10 na Serra com acumulação que até fechou estradas.

Em 2014 a neve ainda não apareceu e modelos não indicam nenhuma erupção intensa de ar polar alcançando o Rio Grande do Sul nos próximos 10 a 15 dias. Isso, conforme modelos da continuidade do padrão de deslocamento zonal (de Oeste para Leste) dos pulsos de ar mais gelado no Sul do continente.

Fonte: O Alvoradense / Com informações Correio do Povo