Campanha vai até 9 de maio | Foto: CCS / Divulgação  / OA
Gravataí e Cachoeirinha já vacinaram suas populações contra a meningite | Foto: CCS / Divulgação / Arquivo OA

Os casos de meningite que foram registrados no Estado em julho assustaram a comunidade e chamaram a atenção. Em Alvorada, um grupo protocolou Ação Civil Pública no Fórum de Alvorada no dia 16 de julho composto pelo vereador Cristiano Schumacher, acompanhado de Rodinei Rosseto, presidente do Sindicato dos Municipários (Sima) e de Gilberto Mendes, do diretório municipal do PMDB.

Contudo, a Vara Cível da Comarca de Alvorada, seguindo a mesma linha da Justiça Comum do Estado, não deu prosseguimento ao pedido de vacinação da população vítima das cheias, contra a meningite.

• ASSINE: Receba a edição impressa do jornal O Alvoradense em casa

A principal preocupação do documento encaminhado era relativa às dezenas de famílias que permaneceram em suas casas ou sendo instaladas no Ginásio Municipal Tancredo Neves, onde a concentração de pessoas favorece a propagação de doenças contagiosas. O objetivo era imunizar a população antes de um possível surto na cidade, fazendo com que o município e o Estado adquirissem vacinas e organizassem estratégias.

Contudo a advogada que acompanha a ação, Celina de Pauli, afirma que o grupo segue atento ao que está acontecendo em municípios que também tiveram casos da doença e com seus pedidos negados. “Se for necessário, tomaremos todas as medidas judiciais cabíveis para a proteção da população”, declara em uma rede social. Cachoeirinha e Gravataí já estão vacinando seus habitantes.

Vereador se reúne com secretária de Saúde
Após ter ação negada, o vereador Schumacher se reuniu com a secretária de Saúde, Mari de Bortoli. Ele pede para que a gestora intensifique a cobrança junto ao Governo Federal para que a vacina venha para Alvorada.

A intenção é de que a cidade receba a prevenção do mesmo modo que Gravataí, que realizou 20 mil doses da vacina. A preocupação é pela proximidade dos municípios com Cachoeirinha, que decretou surto de meningite.

Fonte: O Alvoradense