Longas filas se formaram próximos dos postos de combustíveis da Capital nesta terça-feira (20) desde as primeiras horas da manhã em Porto Alegre e cidades com Canoas e Caxias do Sul por causa da venda de gasolina a R$ 1,50.
A promoção do Instituto Liberdade (IL-RS), em parceria com o Instituto de Estudos Empresariais (IEE), a Associação da Classe Média (Aclame) e o Sindicato de Comércio Varejista de C ombustíveis e Lubrificantes no RS (Sulpetro) marca a 10ª edição do Dia da Liberdade de Impostos, com a venda de gasolina sem impostos aos consumidores.
O objetivo da ação é conscientizar a população sobre a alta carga de tributária paga pelos contribuintes.
As entidades ressaltam que, somente na gasolina, estão inclusos impostos como PIS (3,41%), Cofins (17,97%), ICMS (25%) e diversos (6,65%). Do preço final, impostos e contribuições representam um total e 53% em tributos. A diferença será paga por cada entidade organizadora da promoção.
Em várias cidades do Brasil estão sendo realizadas ações semelhantes para marcar a emana da Liberdade de Impostos, que ocorre entre 19 e 24 de maio.
No Estado, os postos de combustíveis participantes distribuíram senhas a partir das 8h. O abastecimento da gasolina iniciou às 9h. Cada senha dá direito à compra de 20 litros de gasolina comum.
As entidades organizadoras lembram que o pagamento deve ser feito apenas em dinheiro. A diferença dos impostos será paga pelas entidades organizadoras do ato. Ao todo, serão 1.500 litros comercializados sem impostos.
Postos participantes:
Porto Alegre
– Posto Dueville – Avenida Assis Brasil, 6.853;
– Abastecedora de Combustíveis SMR – Avenida Borges de Medeiros, 2.205;
– Posto SIM Cidadão – Av. Cristiano Fischer, 1.337 – Bairro Petrópolis;
Fonte: O Alvoradense / Com informações Rádio Gaúcha