Sepois de dois dias de temperaturas agradáveis alvoradenses vão voltar a enfrentar máximas acima dos 30ºC| Foto: Jonathas Costa/OA
Sepois de dois dias de temperaturas agradáveis alvoradenses vão voltar a enfrentar máximas acima dos 30ºC| Foto: Jonathas Costa/OA

Depois de um final de semana de temperaturas agradáveis e pancadas de chuva a segunda-feira (27) inicia com o avanço de uma nova onda de calor.

Inicialmente não tão forte como a última e mais concentrada, esta semana do Centro para o Norte do Estado.

O sol aparece com nuvens na maioria das regiões com período de maior nebulosidade nas regiões Sul e Sudeste do Estado.

Em Porto Alegre e Região Metropolitana, o sol aparece entre nuvens e as temperaturas voltam a subir, gradativamente ao longo do dia. A mínima previstas para hoje, em Alvorada, é de 22ºC e a máxima pode chegar a 33ºC.

Onda de calor será mais duradoura
Dados de modelos computadorizados da MetSul sugerem que vai se formar no Centro da América do Sul o que se convencionou chamar de um “heat dome”, verdadeira “bolha” enorme de ar extremamente quente associada a uma persistente área de alta pressão que impede o avanço de frentes frias.

Este tipo de condição favorece ondas de calor de grande a muito significativa intensidade que, em alguns casos, podem ser muito longas. É o que se desenha para o Estado.

Modelos computadorizados com tendência de 15 dias indicam que o final de janeiro e a primeira semana de fevereiro seriam influenciados por esta massa de ar quente com máximas até mais altas que as anotadas na última semana, quando fez quase 40ºC. O calor, inclusive, se intensificaria no começo de fevereiro.

Fonte: O Alvoradense / com informações do Correio do Povo