Foto: Jonathas Costa / OA

O mês de junho ainda não terminou, mas o crescimento de novos casos de Covid-19 na cidade já é de 219% desde o dia 1º.

Nesta sexta-feira (26), a Secretaria Estadual de Saúde confirmou mais 15 moradores infectados, elevando o total para 327. Com esta nova atualização, Alvorada ultrapassou o total de casos registrados nos municípios vizinhos de Gravataí (319), Cachoeirinha (290) e Viamão (154).

Das cidades da Região Metropolitana, o município fica atrás apenas de Canoas, com 454 casos, e Porto Alegre, com 3.171.

Até o dia 31 de maio, Alvorada possuía 78 casos confirmados da doença. Na primeira semana de junho, 56 novos casos foram confirmados e outros 87 foram diagnosticados na semana seguinte. Entre os dias 15 e 21 do mês, mais 81 diagnósticos foram anunciados e na atual semana, mais 25.

Apesar da Prefeitura sinalizar que aguardava um crescimento dos números devido ao aumento dos exames realizados, na análise dos dados a partir da data de início dos sintomas, a alta de casos também foi expressiva em junho.

Até agora, a maioria dos pacientes, 81 deles, reportaram o aparecimento de tosse, febre ou dores na garganta, entre outros sintomas, entre os dias 1º e 7 de junho.

Ontem, a Secretaria Municipal de saúde detalhou os casos ativos na cidade, ou seja, de pacientes infectados que ainda não foram curados da doença. Agora são 25 os bairros com registros da doença, a maioria deles no Umbu. Confira aqui a listagem completa.

Para saber detalhes sobre faixa etária e sexo desses casos, clique aqui.