Passageiros reclamam das portas preferenciais

Andar de ônibus em Alvorada pode não ser uma tarefa fácil. Lotação, falta de segurança e de horários são as principais queixas de grande parte dos usuários.
Criada em 1990 para transporte de passageiros, a Viação Alvorada Ltda. (VAL) é motivo de insatisfação da maior parte dos usuários.

De acordo com a direção da empresa, estão disponiveis 458 horários por dia que atendem os diversos bairros da cidade. Mas quem utiliza os serviços diariamente discorda da forma como ele é realizado. Alguns usuários afirmam que a dificuldade de se deslocar em Alvorada é tão grande que é preferível andar a pé ou de bicicleta, apesar dos riscos causados pelo trânsito.

Em 2010, a empresa renovou toda a sua frota, tornando-se a primeira do estado com 100% dos ônibus adaptados para pessoas com deficência. O que deveria ser razão de orgulho para os alvoradenses é uma das maiores razões de re-clamações dos usuários. A impossibilidade de desembarque pelas portas centrais do veículo causa transtornos na porta dianteira dos coletivos. É sempre complicado desembarcar quando idosos estão aglomerados na parte da frente dos ônibus aguardando seus pontos de desembarque ou querendo embarcar.

Segundo a empresa, o foco da porta central porta é o embarque e desembarque de usuários com deficiência, e a medida de não permitir que todos os passageiros a utilizem para desembarque é com a intenção de prevenir que ocorram problemas que possam de alguma forma prejudicar o transporte de pessoas com necessidades especiais.

Em Alvorada, assim como em outras cidades da Região Metropolitana, o transporte urbano municipal tem uma ca-racterística de embarque e desembarque simultâneos. Por isso, em alguns trechos o ônibus fica com uma ocupação maior, mas, após algumas paradas situadas em eixos de maior movimento, a ocupação reduz. Além disso, existe uma sazonalidade na demanda, em que, no período de início do mês, ocorre um aumento no fluxo de usuários, principalmente de usuários com direito a gratuidade, o que aumenta a ocupação dos veículos neste período.

Integração

Visando a evitar a superlotação dos veículos, a VAL disponibiliza aos usuários a integração total entre suas linhas, permitindo que o usuário possa utilizar duas linhas da VAL no período de uma hora pagando somente uma tarifa.

Desde fevereiro deste ano, o serviço em Alvorada conta também com a integração total entre as linhas VAL e Soul, possibilitando mais economia e mobilidade aos usuários, que podem se deslocar utilizando uma linha da VAL e outra da Soul (ou vice-versa) no intervalo de uma hora e 30 minutos pagando somente a tarifa de maior valor. Lembrando que nos dois casos a integração só é válida para aqueles usuários que utilizam os cartões TEU!

 

Fonte: Amanda Fernandes