Intenção de compra das famílias caiu 3% em relação ao ano passado

A partir de hoje as seguradores ficam proibidas de oferecer a venda casada de garantia estendida| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr/OA
De acordo com a análise queda foi provocada pela menos disposição para a compra de bens duráveis| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr/OA

A intenção de consumo das famílias brasileiras caiu 3% em janeiro deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo pesquisa divulgada hoje (15) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

De acordo com análise da entidade, a queda foi provocada principalmente pela menor disposição em comprar bens duráveis, já que este indicador teve recuo de 14,1%.

Outros indicadores que contribuíram para a queda foram menor intenção de compra a prazo (-7,3%), a perspectiva profissional (-3,2%), o emprego atual (-1,1%) e o nível de consumo atual (-0,5%).

Por outro lado, alguns indicadores contribuíram para evitar uma queda maior da intenção de consumo das famílias: a renda atual, que avançou 0,4%, e a perspectiva de consumo, que cresceu 4,4%.

A intenção de consumo caiu mais entre os consumidores com mais de dez salários mínimos (-5,4%). Entre os consumidores com até dez salários mínimos, caiu menos (-2,5%).

Fonte: Agência Brasil