Foram apreendidas duas armas, munição, dinheiro e documentos | Foto: Policia Civil / Divulgação / OA

A Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Fazenda Estadual deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) a operação Alvorazes em cinco municípios gaúchos. O objetivo é combater crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

No Centro de Porto Alegre, os policiais estiveram na empresa Green Card e na sede Banrisul recolhendo documentos e computadores. Segundo os agentes, a empresa e o banco, por meio do cartão Refeisul, tinham contratos fraudulentos com a gestão anterior da prefeitura de Alvorada.

A ação revelou que servidores municipais fantasmas de Alvorada recebiam indevidamente vale alimentação por meio dos cartões. Uma mulher, apontada como líder do esquema, foi conduzida à delegacia para prestrar esclarecimentos. Na bolsa dela, a polícia encontrou R$ 15 mil.

Segundo o delegado Joerberth Pinto Nunes que conduziu as investigações a empresa emitia os cartões em nome de servidores inativos e os direcionava a essa mulher, que não teve o nome divulgado pela polícia. A mulher, realizava a compra de utensilios e os revendia. O dinheiro dessas transações era dividido com outras pessoas.

De acordo com a investigação que durou cerca de sete meses, o montante desviado até o momento é de 2 milhões de reais. “Com a apreensão dos documentos e sua análise, o valor desviado pode ser ainda maior”, conclui o delegado.

Além da participação de servidores municipais de Alvorada, a polícia investiga o suposto envolvimento de funcionários do Banrisul.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e quatro conduções coercitivas em Alvorada, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Porto Alegre e Viamão. Os alvos das ordens judiciais foram casas de investigados e sede de empresas.

Três pessoas, incluindo essa mulher apontada como a líder do esquema, foram conduzidas à delegacia para prestarem depoimento. Durante as buscas, foram apreendidas três armas, munição, dinheiro, e vasta documentação para análise.

fraude-vale-alimentacao-alvorada

Fonte: O Alvoradense